quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


Recomendações de Deus para o Marido
Gilson Bifano

O objetivo número 1 da Bíblia é, sem dúvida, fazer conhecido ao homem o amor de Deus demontrado na cruz do Calvário, dando o Seu único Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16), mas quando estudamos as Sagradas Escrituras encontramos um verdadeiro manual para vivermos bem em família.

Se maridos e esposas, pais e filhos, sogras e noras, lessem na Bíblia suas instruções, sem dúvida, teríamos famílias mais felizes, unidas e abençoadas.

Muitos divórcios não estariam acontecendo, e muitos casamentos toleráveis não estariam sendo vivenciados por milhares de casais ao redor do mundo se os cônjuges prestassem mais atenção o que diz a Bíblia sobre os deveres conjugais.

Se você é um marido que deseja fazer feliz sua esposa e agradar a Deus, preste atenção as recomendações abaixo:


1 – Ame sua esposa verdadeiramente

O apóstolo Paulo interessado no bem-estar dos casais fez uma recomendação muito sérias aos maridos, especialmente aos maridos cristãos: “Maridos, ame cada um a sua mulher”. Esse amor, segundo Paulo, deveria ser o do mesmo tipo de Cristo, “como Cristo amou a igreja” e da mesma maneira que o marido ama seu próprio corpo (Ef 5.25, 28). Como os maridos cristãos podem verificar que estão amando de fato suas esposas? Paulo dá algumas dicas:

Em primeiro lugar, um marido ama sua esposa quando se dá por inteiro ao casamento. Foi isso que Cristo fez por nós.

Em segundo lugar, um marido está amando de fato sua esposa, quando procura sua santificação (Ef 5.26,27). Um marido cristão, por exemplo, não leva pornografia para o leito conjugal, não ínsita sua esposa a se afastar de Deus.

Em terceiro lugar, um marido ama sua esposa quando procura o seu bem-estar em todos os aspectos: físico, emocional, social e espiritual. Leia Efésios 5.29. Você, sendo um marido cristão, cuida da sua esposa da mesma maneira que cuida do seu corpo? Você alimenta, ou satisfaz as necessidades emocionais de sua esposa.

Um marido que ama, alimenta a esposa, não somente do ponto de vista físico, mas emocional, social e espiritual. Um marido que deseja agradar a Deus nesse papel no lar, há de ser um marido que está sempre cuidando de sua esposa.

Não somente quando está com uma enfermidade física, mas também da alma, das emoções.

Há um ditado que diz: “quem ama cuida”. Olhe para si próprio e pergunte a si mesmo se você está fazendo isso no seu casamento. Faça esse inventário conjugal e procure amar sua esposa. Amar é uma decisão, um verbo a ser cultivado todos os dias da vida conjugal. Se pararmos de conjugá-lo, com certeza, iremos diminuir a intensidade do amor para com aquela que Deus nos deu para vivermos todos os dias de nossa existência.

2 – Marido, priorize, nas suas relações sociais, o seu casamento

Esse é um dever importante. Foi por isso que Paulo escreveu Efésios 5.31. Lembre, marido: Depois do seu relacionamento com Deus, o relacionamento mais importante não que com sua mãe, pai e amigo, é com sua esposa. Muitos casamentos naufragam porque os cônjuges não priorizam, nos relacionamentos sociais, o relacionamento conjugal.

3 – Marido, lidere sua esposa em amor

O apóstolo Paulo afirma que o marido é o cabeça da mulher (Ef. 5.23). Embora seja um texto rejeitado por muitos hoje, é bíblico. Liderar a esposa em amor significa que os maridos não serão, de forma alguma, déspotas, tiranos.

Quando um marido cristão assume essa responsabilidade, cultiva na relação conjugal espaço para o diálogo, para ouvir a esposa e aceitar suas ponderações. Essa afirmação nos liga ao ponto seguinte.

4 – Marido, viva com entendimento com sua esposa

Foi isso que o apóstolo Pedro, que era casado, recomendou em 1 Pedro 3.7. Para um marido viver com entendimento com sua esposa é preciso compreendê-la como pessoa, como mulher.

Compreender suas necessidades. Ouví-la sempre. Alguém já disse que Deus deu à mulher uma anteninha que ao homem não foi dada. A mulher tem, muitas vezes, uma visão de uma situação que o homem não tem.

5 – Marido, valorize sua esposa

O apóstolo Pedro usa a expressão “com honra” (1Pd 3.7). Você, sabe, marido, o que é honrar? Honrar é valorizar, enaltecer. Um marido que ama a esposa está sempre expressando a si mesma, perante os filhos, parentes e amigos, o quanto ela é importante. Está sempre a cobrindo de elogios. Sempre enaltecendo os seus feitos.

6 – Marido, trate sua esposa com delicadeza

É o apóstolo Paulo quem diz mais uma vez aos maridos que não devem tratar suas esposas com amargura (Cl. 3.19). Não tratar com amargura significa ser cortês, bondoso e gentil. Suas palavras e gestos devem proporcionar à esposa o sentimento de que é amada. Você, marido cristão, se dirige á sua esposa com delicadeza ou é áspero em suas palavras? Você é um cavalheiro para com sua esposa?

Paulo escreveu essas palavras porque no seu tempo, na cultura grega, a mulher era tratada sem nenhum respeito ou consideração. O cristianismo veio impor uma nova conduta no relacionamento conjugal.

7 – Marido, satisfaça sua esposa sexualmente

Leia o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 7.3. O que o apóstolo quis dizer quando usou a expressão “deveres conjugais”? Isso mesmo. A idéia é de que o marido não deve ser egoísta quando se trata de prazer sexual.

Um marido que deseja obedecer as recomendações bíblica está atento e procura, dentro dos limites do respeito e da ética cristã da sexualidade, satisfazer a mulher sexualmente. Toda esposa tem direito ao prazer sexual, ao orgasmo, à felicidade no leito conjugal.

8 – Marido, agrade sua esposa

Se você se casou, saiba que um dos deveres do marido é agradar à esposa (1 Co 7. 32,33).

Caso contrário, então permanecesse solteiro! Agora que está casado, procure agradar a Deus, em primeiro lugar. Um das maneiras de agradá-Lo é agradando sua esposa.


.

domingo, 17 de janeiro de 2010


O Poder do Exemplo
Gilson Bifano

Podemos aprender conceitos e atitudes através de várias maneiras. Uma delas é por meio da imitação, do exemplo.

Isso fica claro quando assistimos o filme “Vem dançar”, tendo como ator principal Antonio Bandeiras. Ele interpreta Pierre Dulaine um professor de dança que resolve investir seu tempo, como voluntário, no ensino de dança de salão a jovens violentos de um bairro pobre de Nova York.

Numa das cenas, Dulaine está numa sala para falar com a diretora. Enquanto esperava para ser atendido, demonstrou por uma ou duas vezes gentileza para com as pessoas que saiam ou entravam na sala de espera. Sempre se levantava para abrir gentilmente a porta de saída. Naquela mesma sala, um dos seus futuros alunos o observava.

Enquanto Dualine estava sendo atendido pela diretora, o menino, já sozinho na sala de espera, repete o gesto que observara atentamente. Levanta-se e abre gentilmente a porta para uma senhora.

Nenhuma palavra Dulaine dirigiu ao menino, apenas o exemplo.

Um dia desses estava lendo 2 Reis. Procuro ler os livros históricos com uma atenção redobrada. Muitos detalhes nos textos podem passar despercebidos.

Um dos textos que me causou impacto está registrado em 2 Reis 17.41, na sua última parte. Diz assim: “Até hoje seus filhos e seus netos continuam a fazer o que os seus antepassados faziam’.

Que eles faziam? Lendo os capítulos anteriores, desde o seu início, verificamos que as práticas religiosas não eram as recomendadas por Deus a seu povo. Aquela geração estava imitando os costumes detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas (2Rs 16.3).

Além disso, oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altares idólatras (2Rs 16.4).

Mais adiante, em 2 Reis 17, vemos o triste desfecho. Israel é deportado para a Assíria. Do versículo 7 ao 23 há um relato do quanto Israel havia se afastado de Deus, ao ponto de queimar seus próprios filhos e filhas, além de praticar a feitiçaria (2Rs 17.17).

Mesmo tendo Deus enviado um sacerdote para lembrar a Israel os mandamentos divinos (2Rs 17.28), o povo mantinha a rebelião espiritual. Então o texto é concluído com a frase “Até hoje seus filhos e seus netos continuam a fazer o que os seus antepassados faziam’.

Filhos e netos aprendem a adorar a Deus, ou não, observando os pais e avós.

O que estamos ensinando aos nossos filhos e netos? Estamos ensinando, através da prática, o valor da Bíblia e da oração? Estamos vivendo o valor de temer a Deus? Estamos ensinando, através do dia a dia, uma religião que deve ser praticada somente aos domingos ou uma religião que não se restringe somente às quatro paredes do templo, mas que é vivenciada todos os dias da semana?

A igreja de amanhã será o espelho do cristianismo que vivemos hoje em nossos lares. Se vivemos em nossos lares, o amor para com o próximo, teremos, no futuro, um cristianismo preocupado em fazer o bem aos mais desafortunados.

Se vivemos em nossos lares, hoje, a paixão em evangelizar, teremos, amanhã, uma igreja evangelizadora. Se em nossa família hoje demonstramos amor para com missões, teremos amanhã uma igreja cada vez mais missionária. O futuro da igreja está em primeiro lugar nos lares. É no lar, no seio da família, que estamos moldando a igreja do amanhã.

Pegue sua Bíblia e leia 2 Reis 17.41 e faça a seguinte pergunta a si mesmo: “O que faço hoje, como pai, mãe, avô ou avó está ajudando ou prejudicando a continuidade da fé cristã na vida de meus filhos e netos?”.

.

sábado, 16 de janeiro de 2010


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”.

(Números 6.24-26).


Rev. Ézio Martins de Lima


Bênçãos! Quantas bênçãos recebemos de Deus em 2009?

E em 2010, quantas bênçãos esperamos? Ora, é natural que as desejemos, pois delas necessitamos para que nossos próximos dias sejam marcados pelo verdadeiro êxito.

No livro de Números 6.24-26 encontramos a bênção que dominicalmente é dada no final do nosso culto ao Senhor. Que esta bênção, contida de 6 graciosas promessas, seja derramada sobre nós a cada dia deste 2010.

I – “O Senhor te abençoe

A bênção provém de Deus! Deus é a Origem de toda boa dádiva!

Tiago 1.16-17 Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Não confundamos, contudo, bênção com sucesso de acordo com a minha vontade. A bênção às vezes pode ser o não de Deus para algumas coisas que desejo.

Que o Senhor te abençoe em 2010!

II – “... E te guarde..

Apesar das bênçãos de Deus serem boas dádivas, o coração do ser humano é corrompido pelo pecado. Por isso, enfrentamos tantos perigos. Perigos físicos e espirituais.

Salmo 121 O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Guardar aqui é mais no sentido de ser preservado na aliança com Deus, do que não sofrer um acidente ou passar por aflições. A promessa do Salmo inclui o cuidado da alma (vida), coisa tão esquecida neste tempo materialista.

Que o Senhor guarde a sua vida em 2010!

III – “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti..

Resplandecer a o seu rosto significa a presença de Deus revelada. Para Israel a presença de Deus no deserto era verdadeiramente um brilho em meio à escuridão(Exodo. 40.34-38)

Sobre ti, significa que Deus não é uma energia, mas que pessoalmente se revela, se mostra e se relaciona com os que são Seus.

Que Deus resplandeça Seu rosto sobre sua vida em 2010!

IV – “... E tenha misericórdia de ti..

Misericórdia em hebraico é hesed, que normalmente é traduzida por amor,bondade, benevolência ou misericórdia. Hesed é freqüentemente associado à Aliança (Exodo 20.6; 34.6). A própria Aliança é chamada hesed (Isaías 55.3). O hesed do SENHOR dura para sempre (Jeremias 33.11; Malaquias 7.20). Isaías 54.8; 55.3;

Misericórdia em hebraico também pode ser representada pelo vocábuloRahamim. A raiz desta palavra é rhm, e tem o significado de: útero. Rahamimpode ser traduzida como vísceras, entranhas, sentimento de amor,compaixão, misericórdia. Misericórdia é, assim, o amor perdoador, gracioso, que não desiste de nós apesar de nossos fracassos e equívocos!

Que a misericórdia de Deus seja abundante sobre sua vida em 2010!

V – “O Senhor levante sobre ti o Seu rosto..

Significa um clamor para que Deus não esconda Seu rosto e preste atenção em Israel.

Que tragédia é sentir que Deus escondeu o Seu rosto de nós! Esta bênção, portanto, é uma grande necessidade que temos!

Os judeus ortodoxos ainda esperam o rosto de Deus se levantar, mas nós que cremos em Cristo, confessamos que Deus revelou Seu rosto em Jesus, o Messias.

João. 1.14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai.

João 1.18: Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou.

VI – “... E te dê a paz..

O mundo carece de paz. Muito se fala em paz, especialmente nas mensagens de felicitações por conta da virada do ano. Há manifestos públicos e desejos privados por paz em todos os níveis de relacionamentos. Mas qual a paz que se procura?

Em 2009 acompanhamos estarrecidos as manchetes sobre morte, guerra terrorismo de ambos os lados. E o que todos querem? Paz.Paz por meio da violência é a pior ironia que nós seres humanos criamos.

Jesus disse: Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo., (João 14.27).

Nós cristãos cremos que a paz tem nome, JESUS! A paz, portanto, só pode ser real quando o Senhor da Paz promovê-la no solo do nosso coração inclinado para a guerra. A paz verdadeira nos relacionamentos, quaisquer que sejam, começa quando o nosso coração se encontra com Cristo e passamos a gozar da paz de Deus! - Romanos 5.1.

Que a paz de Deus encha seu coração em 2010!

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz!.


.