quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Pr. Davi Liepkan


Existem muitas mentiras
neste mundo, as quais de tanta repetição passam a soar como verdade. Existem mentiras a respeito de Deus e a vida eterna, que soam como verdade, mas estão aí para enganar a quem se deixar levar por elas. Talvez você esteja vivendo e se relacionando no campo da religião debaixo de mentiras. Quero destacar algumas dessas mentiras:

A MENTIRA DE QUE A "VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS" -

Isaías 55.8

Essa frase é um ditado popular, mas é mentira. É antiga, mas é mentira. Se você acha que onde existem mais pessoas concordando entre si sobre alguma coisa, que ali está a razão, você está enganado. E existe um versículo bíblico pra confirmar isso. É Deus falando através do profeta e dizendo: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Isaías 55.8.

Então se você está se perguntando como descobrir "a voz de Deus", saiba de uma coisa: A voz de Deus incomoda. Deus não fala aquilo que nós queremos ouvir. E talvez você já tenha vivido grande parte da sua vida achando que Deus tem que dizer aquilo que você quer ouvir. A Palavra de Deus fala sobre pecado. Falar sobre pecado não enche igrejas, mas temos de ser fiéis à Palavra. Hoje o Senhor quer lhe dizer que você tem que mudar, tem que se render a Ele e deixar-se ser transformado. Se há alguém que quer que você acredite que a voz do povo é a voz de Deus é o Inimigo. Não acredite nessa mentira.


A MENTIRA DE QUE DEUS NÃO CASTIGA PORQUE É AMOR

. 2Ts 1.6-9

Essa mentira já possui um pouco mais de "teologia". Você abre a Bíblia e descobre que Ele é realmente amor. Então essa idéia mentirosa, que parece até exaltar a Deus, pode afastar você dEle. Quando você acredita que pode continuar fazendo o que bem entender, sem ter um elacionamento legítimo com Deus, que não vai lhe acontecer nada porque "Deus é amor", você estará vivendo uma mentira. Mas veja o que a Bíblia diz na segunda carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses: 6 É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, 7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. 8 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. (2Ts 1.6-9)

Deus é amor , mas Ele também é justo. Se você estiver pensando em procurar uma igreja que apenas fale do quanto você pode "lucrar" com a fé, você estará dando ouvidos a mentiras. A Bíblia fala de um Deus que ama, mas que castiga exatamente porque ama.


A MENTIRA DE QUE TODOS SERÃO SALVOS UM DIA

Essa idéia de que todos serão salvos é chamado na teologia de "universalismo". Seria muito bonito se não fosse mentira; dizer que todos os seres humanos, não importa a fé, não importa a vida, acabarão salvos. Veja o que a Bíblia diz a respeito disso em Marcos 15.16: "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não não crer será condenado".

Só existem dois destinos para os seres humanos e não adianta tentar distorcer a Palavra para tentar fazer com que Deus pareça bom. Ele é bom! Não precisamos tentar melhorar a imagem de Deus. Nós é que somos falhos e injustos e ponto final. Qual será o seu destino: salvação ou perdição?

A MENTIRA DE QUE BASTA UMA VIDA MORAL PARA SER SALVO

Esta mentira diz que se você não fizer coisas erradas, que se você levar uma vida moralmente correta, que isso lhe garantirá a salvação eterna. Basta isso. Mas Hebreus 11.6 diz o seguinte: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Segundo esse texto você pode viver sem fazer coisas moralmente erradas, mas é preciso se aproximar de Deus através da fé em Cristo. Não adianta viver numa pureza moral, sem contudo crer em Cristo como seu salvador. Essa mentira relaciona-se coma a mentira seguinte:

A MENTIRA DE QUE A SALVAÇÃO SE CONSEGUE FAZENDO O BEM

Essa mentira diz que você pode errar, pecar como qualquer ser humano, mas precisa parar em algum momento para fazer o bem. Se você fizer isso, estará redimido. É a salvação pelas obras.

A melhor mentira é aquela que é "meia mentira". E essa cumpre este requisito. Quem vai negar que a Bíblia espera que o cristão faça o bem? Claro que é bom fazer o bem. Mas não é através de boas obras que se consegue a salvação: Veja o que a Bíblia diz: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". ( Efésios 2.8-9) Não há nada que você e eu possamos fazer para merecer a salvação. Seremos corretos e bons porque já somos salvos e não pra sermos salvos.

Então podemos chegar à algumas conclusões. Mentiras existem muitas. Mas você precisa ser liberto dessas mentiras. Veja o que diz o texto: Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8.31-32).

Existem pessoas que estão presas espiritualmente falando porque estão basendo a sua vida espiritual em mentiras.

Talvez você tenha passado grande parte da sua vida acreditando em alguma mentira como essas que acbamos de enumerar. Mas o convite e o desafio feito a você hoje é que você se liberte dessas mentiras por conhecer a Verdade que é o próprio Senhor Jesus Cristo.



sábado, 20 de fevereiro de 2010




Um dia, acordei cedo de manhã para ver o nascer do sol. Ah, a beleza da criação de Deus é além de descrição. Enquanto olhava, dei louvor a Deus pela Sua obra linda. Sentado lá, senti a presença de Deus comigo.


Ele me perguntou: “Você me ama?”


Respondi: “É claro Deus! Tu és meu Senhor e Salvador!”


Então me perguntou: “Se você tivesse deficiências físicas, você ainda me amaria?”


Estava perplexo. Olhei para os meus braços, pernas e o resto do meu corpo e imaginei quantas coisas não poderia fazer – as coisas que eu presumia no meu dia a dia. Então respondi: “Seria difícil, Senhor, mas eu ainda O amaria.”


E então o Senhor perguntou: “Se você fosse cego, amaria a minha criação?”


Como poderia amar algo que não pudesse ver? Então pensei em todas as pessoas cegas no mundo e como muitas delas ainda amam a Deus e à Sua criação. Então respondi: “Seria difícil imaginar isto, mas ainda amaria a Sua criação.”


O senhor então me perguntou: “Se você fosse surdo, você ainda ouviria a Minha Palavra?”


Como poderia ouvir alguma coisa sendo surdo? Então entendi. Ouvindo a Palavra de Deus não é meramente usando os ouvidos, mas também os nossos corações. Respondi: “Seria difícil, mas ainda ouviria a Sua Palavra.”


Deus me perguntou: “Se você fosse mudo, ainda louvaria o Meu Nome?”


Como poderia louvar sem uma voz? Então percebi: Deus quer que cantemos de coração e alma. Não importa quão bom ou quão ruim soasse. E. Louvar a Deus não é sempre com uma canção, mas também quando perseguidos, damos louvor a Deus com nossas palavras de gratidão. Então respondi: “Embora não pudesse fisicamente cantar, ainda louvaria o Teu Nome.”


E então o Senhor me perguntou: “Você realmente me ama?”


Com coragem e forte convicção, respondi confiantemente: “Sim, Senhor! Eu te amo porque és o único e verdadeiro Deus!” – Pensei que respondi bem, mas...


Deus me perguntou: “Então por que pecas!”


Respondi: “Porque eu sou somente humano. Não sou perfeito.”


“Então, por que em tempos de paz, você distancia-se mais? Por que somente em tempos de apuros você busca a minha face com fervor?”


Nenhuma resposta. Só lagrimas.


O Senhor continuou: “Por que só canta em tempos de retiros e cultos especiais? Por que só Me procuras em tempos de louvor? Por que fazer pedidos tão egoístas? Por que pedir as coisas tão infielmente?”


As lágrimas continuaram a cair.


“Por que você tem vergonha de Mim? Por que não está espalhando as Boas Novas? Por que em tempos de perseguição, você chora para os outros, quando ofereço o Meu consolo? Por que dar desculpas quando Lhe dou oportunidade para servir em Meu Nome?”


Tentei responder, mas não havia resposta para dar.


“Você foi abençoado com vida. Fiz com que não jogasse este presente fora. Lhe abençoei com talentos para Me servir, mas você continua virando-se para outro lado. Revelei a Minha Palavra para você, mas você não cresce em conhecimento. Tenho falado com você, mas os teus ouvidos estão fechados. Mostrei as bênçãos que derramei sobre você, mas teus olhos estavam virados para o outro lado. Mandei servos para você, mas você ficou ali sentado enquanto foram empurrados para longe e mandados embora. Ouvi as suas orações e respondi todas.”


“Você realmente me ama?”


Não podia responder. Como poderia? Estava envergonhado além da imaginação. Não tinha desculpa. O que poderia dizer a isto? Quando em meu coração clamei e as lágrimas caíram, eu disse: “Por favor, me perdoe Senhor. Não sou digno de ser chamado seu filho.”


O Senhor respondeu: “Isto é a Minha graça, Meu filho.”


Perguntei: “Então por que continua me perdoando? Por que me ama tanto?”


O Senhor respondeu: “Porque você é Minha criação. Você é Meu filho. Nunca te abandonarei. Quando você chora, terei compaixão e chorarei contigo. Quando você está deprimido, encorajarei você. Quando você cair, levantarei você. Quando estiver cansado, carregarei você. Estarei com você até a consumação dos séculos, e te amarei para sempre.”


Jamais tinha chorado tanto. Como poderia eu ter sido tão frio? Como poderia eu ter magoado a Deus como fiz? – perguntei a Deus: “Quanto o Senhor me ama?”


O Senhor estendeu os Seus braços e vi as feridas nas Suas mãos de quando foi pregado na cruz por mim.


Prostrei-me aos pés de Cristo, meu Salvador, e pela primeira vez, realmente orei.



(Autor: Anônimo/Desconhecido)


.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


CRIANDO FILHOS À
MANEIRA DE DEUS

Pr. ALBERTO MATOS

PREÂMBULO

Um dos mais conhecidos pregadores da Inglaterra foi Richard Baxter. Quando jovem foi chamado à pastorear uma grande igreja, cujos membros eram ricos e instruídos. Achou-os, porém, frios e carnais. Por isto ficou desapontado e deixou-se levar pelo desânimo . No auge da crise, declarou: “O único meio de salvar a igreja e circunvizinhança é estabelecer a religião nos lares, e levantar o altar familiar”.

Passou três anos visitando casas e estabelecendo o culto doméstico. Seus esforços foram coroados de êxito . E assim o culto doméstico serviu de base a um movimento que trouxe à igreja, milhares de pecadores.

Richard Baxter provou que o altar familiar é indispensável para se estender as estacas do Reino de Deus.

CRIANDO FILHOS À MANEIRA DE DEUS - João 5.17-23

Introdução

1. Por vários dias busquei uma orientação de Deus acerca do que falar nesta palestra. Numa madrugada, tive um sonho. Eu pegara uma apostila e ao abri-la encontrava toda a palestra pronta, já escrita. Quando acordei procurei entre o meu material de pesquisa, se eu já tinha algo assim. Apesar de encontrar vários materiais, sabia que não era nenhum deles. Foi aí que veio à minha mente esta passagem bíblica que descreve muito claramente a relação entre o Pai Celeste e o Seu Filho Unigênito.

João – Cap. 05
Propósito Contínuo - 17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não se quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo se igual a Deus.

Capacitação - 19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

Amor - 20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis

Dom da Vida - 21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

Poder para Julgar - 22 E também o Pai a ninguém julga mas deu ao Filho todo o juízo;

Honra - 23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.


2. Como criar filhos à maneira de Deus ?

3. Entendo que há só uma melhor maneira de saber: observando a paternidade exercida pelo Pai Celeste.

4. Para efeito didático, permutaremos o termo “pai” para pais (pai e mãe).

5. Analisemos o texto supracitado.

I. PROPÓSITO CONTÍNUO

A. “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Por esta expressão , entendemos que há uma continuidade de propósito; propósito transmitido de Pai para Filho. Este propósito está ligado à essência que constitui a ambos – a mesma natureza.

B. Aplicando esta verdade a relação humana entre pai e filho, seria isto relativo ao fato de ambos terem a mesma natureza como salvos.

C. A salvação é uma dádiva de Deus, mas cabe aos pais o desenvolvimento do ensino sobre a mesma aos filhos.

D. Analisemos as observações da Palavra de Deus quanto a este assunto:

1. Abraão - Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Caberia a Abraão a responsabilidade de ordenar a seus filhos e casa, objetivando que eles guardassem o “Caminho do Senhor” e obrassem com justiça e juízo. Essa era a condição sine qua non para que o Senhor fizesse vir sobre Abraão o que acerca dele tinha falado. Deus havia prometido fazer dele “Pai das Nações”, mas havia uma aliança neste sentido, onde ambos haveriam de cumprir com suas respectivas partes.

2. Orientação paulina acerca do bispo – “ Convém pois que o bispo ... Governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” (I Tim.3.2,4). O bispo deveria ter como característica o fato de governa bem a sua casa e ter seus filhos em sujeição.

3. Orientação paulina acerca do diácono - Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Aos diáconos não foi pedido menos do que aos bispos.

4. Confissão de Josué – “... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”- Js.24.15.

5. Relato de Jó – “Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente” – Jó 1.5.

Por estas passagens bíblicas compreendemos a importância de termos em boa mente, como pais, o cumprimento da responsabilidade em transmitirmos aos nossos filhos – o Propósito Contínuo.

Neste cenário, surge a indagação: Como transmitirmos o Propósito Contínuo aos Filhos ?

Vejo que há um só caminho: Através do Sacerdócio.

A função do “sacerdote”é apresentar Deus aos homens e os homens a Deus. Os pais precisam exercer o sacerdócio diante de Deus e dos Filhos.

Vejamos as orientações bíblicas quanto à responsabilidade dos pais:

1. Prov.1.8 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.

2. Prov.22.6 - Instrue ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

3. Ef.6.4 - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

O ensinar dos pais aos filhos deve ser algo natural, corriqueiro. Entretanto, os pais têm falhado neste processo educacional diante para com os filhos.

Ainda pouco vimos o seqüestro de Patrícia Abravanel e a ameaça enfrentada pelo Empresário Silvio Santos oriundos de uma pessoa, o Fernando Dutra, que fora criado dentro de uma igreja evangélica.

Devido a fatos como estes entendemos que há fatos na educação dos filhos que são da nossa alçada como pais, mas que há coisas que são da alçada de Deus.

Há momentos em que fazemos a nossa parte de pais, mas os filhos não cumprem a parte deles.

R. A. Torrey conta que, embora ainda muito jovem, deu asas à imaginação e incredulidade e passou a zombar de Deus, de Cristo, da Bíblia e de tudo que se referia às coisas espirituais. Sua mãe, porém o amava. E , diante de Deus orava e suplicava por ele o tempo todo.

Torrey, por seu lado, continuou cada vez mais rebelde, até que um dia disse à mãe : “Estou tão aborrecido que vou embora para não lhe perturbar mais”. Ela o seguiu até o portão, chorando disse: “Meu filho, ao chegares à hora mais escura de todas, quando não houver mais esperança, se clamares ao Deus de tua mãe. Ele te ouvirá”.

Torrey, assim mesmo saiu para as trevas do pecado, onde se embrenhou sem pensar nas conseqüências. Muitos meses depois, achava-se hospedado num hotel, a mais de 600 Km da casa de sua mãe . Sem poder dormir, enojado de tanto pecar e já cansado de viver, levantou-se de madrugada com esta resolução : Pegarei o revólver, colocá-lo-ei à testa e findarei com este drama redículo chamado vida humana”. No entanto, lembrou-se das palavras de sua mãe: “Meu filho, ao chegares à hora mais escura de todas, quando não houver mais esperança, se clamares ao Deus de tua mãe. Ele te ouvirá”. Ele caiu de joelhos e orou: “Ó Deus da minha mãe, quero luz, e se me deres, segui-la-ei”. Não demorou muito a receber a tão almejada luz. Apressou-se, então, e foi para a sua casa. Planejou surpreender a sua mãe, porém, ela chegou ao portão sorrindo, e chorando de gozo , disse: “Ó meu filho, sei porque voltaste e sei o que tens para dizer-me. Tens achado o Senhor. Deus me disse”.

Todo o mundo cristão conhece a longa e ardente vida de R.A. Torrey. Através dele, milhares de vida foram levadas ao Salvador.

Conhecendo a história dele, podemos dizer: “Tudo pode a oração de uma mãe, pai, irmão, irmã, esposa, esposo, filho; tudo pode se não fizerem menos do que o seu melhor.

Você está fazendo o seu melhor na criação dos seus filhos ?

Na 1a. Guerra Mundial, quando Enrico Caruso estava no ápice da fama, chamaram-no para cantar num show beneficente.

Com o propósito de que ele não recusasse o convite lhe informaram de que ele não precisaria se esforçar muito, bastaria cantar qualquer coisa que não lhe requeresse esforço e habilidade, pois só o seu nome já atrairia uma enorme multidão.

Prontamente, ele respondeu: “Caruso, nunca faz menos do que o seu melhor”.

Assuma o compromisso diante de Deus agora: “Na criação dos meus filhos nunca farei menos do que o meu melhor”.

Tiago Taylor , bisavô de Hudson Taylor, antes do seu casamento passou horas em oração, na manhã de seu casamento, tomado pelas palavras de Josué : “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

E Deus honrou a firme resolução de Tiago Taylor e deu-lhe um lar que produziu um missionário dos que mais honraram à Igreja, Hudson Taylor.

O Propósito Contínuo é o Supremo Alvo dos pais: Todos Nós Dentro da Casa Celestial!

“Querido, está anoitecendo ?”, perguntou a velhinha de 97 anos.

Vendo o marido que ela estava morrendo, inclinou-se para responder: “Sim, Marta, está anoitecendo”.

No seu delírio, ela pensava achar-se, como no passado, com os seus queridos no culto doméstico, por isto insistiu: “Os filhos estão todos em casa” ?

Sim, todos os filhos estão em casa, Marta.

O último filho fora chamado à Casa Celestial, havia três anos.

Depois de algum tempo, ela comentou:

- Vou já à casa, também.

- Sim , Marta, tu vais agora.

- E , tu, querido, irás também ?

- Sim , pela Graça de Deus, irei!

Ela estendeu as mãos e, colocando-as ao redor do pescoço do marido, fez com que ele se abaixasse ao seu lado e balbuciou:

- “E Deus fechará todos nós dentro da Casa Celestial”.

II. CAPACITACÃO

a. Os pais precisam capacitar aos filhos, no que diz respeito a parte da responsabilidade que lhes cabe.
b. Foi assim com vários personagens bíblicos:

1. Lídia – At.16.15 – “E depois que foi batizada, ela e a sua casa...”

2. Cornélio – At.10.24 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.

3. Carcereiro de Filipos – At.16.34 – “E na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa”.

c. A capacitação ( nos dias de hoje) dá-se-á nas esferas:

1. Espiritual;
2. Acadêmica;
3. Lingüística;
4. Musical;
5. Atlética;
6. Profissional;
7. Social.

d. Além desta capacitação humana, existe a divina: Deus se revelando a eles e capacitando a eles.

III. AMOR

Não há arma mais poderosa do que o AMOR! Deus nos alcançou através do AMOR! Não iremos alcançar os nossos filhos, a não ser pelo AMOR!

Quando eu estava no Exército Brasileiro, encontrava-me distante do Caminho do Senhor. Muitas vezes impossibilitado de comer a alimentação fornecida pela caserna devido a má qualidade dos alimentos, recebia de minha mãe quando ela se deslocava para ir à firma da família, um sanduíche e uma carteira de cigarro. Ela não gostava de que eu fumasse , mas por amor ela deixava no quartel a ambos.

Quantas e quantas vezes, eu comia aquele sanduíche, sentado na calçada com as lágrimas escorrendo na minha face. Ela me conquistou e alcançou para o Senhor através do AMOR!

No ano seguinte, minha mãe e uma tia começaram uma reunião de oração pelos filhos. Quando eu chegava do trabalho e asencontrava em oração , ficava na casa de um amigo em frente ao nosso lar até que a mesma acabasse ou entrava de fininho, tomava banho, trocava de roupa e saia sem fazer zoada.

Foi com AMOR que ela continuou orando e assim me alcançou!

IV. DOM DA VIDA

a. Celebrar a vida.
b. Compartilhar a vida.
c. Encarar a vida.
d. É preciso fazer festa com as pessoas da família!

V. PODER PARA JULGAR

a. Quem recebe capacitação, pode receber poder para julgar.

b. Devemos dotar aos filhos com autoridade para escolher o caminho em que deve andar, tal qual o alpinista que vai soltando a corda devagarzinho para que outra pessoa chegue ao seu alvo.

c. Teimamos em mantê-los como crianças!

d. Precisamos prepara-los para a vida!

e. Julgamos eles o tempo todo e não ensinamos a eles a julgar corretamente!

f. Temos que faze-los pensar!

g. Precisamos entregar as rédeas deles a eles!

VI. HONRA

a. É importante honrar aos filhos, fazer com que eles se sintam dignos!

b. Ver seu filho sendo honrado é ver a aprovação da obra de suas mãos, como pai ou mãe.

c. É saber que você deu conta do recado!

d. É saber que você cumpriu com a sua responsabilidade diante do Pai Celeste!

e. É saber que o seu Projeto vingou!

f. É saber que você colocou um ser idôneo no Reino de Deus!

g. É saber que você está trabalhando por uma família, igreja e sociedade melhor!

h. É saber que você valorizou a eles!

i. E se valorizou a eles, certamente, valorizou ao Senhor da Herança!

Conclusão

1. Criar filhos sem depender do Pai Celeste não é agir como filho de Deus e, sim, como bastardo!

2. Criar filhos no patamar natural e isenta-los do sobrenatural é oferecer a eles um futuro natural e medíocre.

3. Devemos como filhos de Deus buscar a inteira dependência do Pai, dando exemplo, para que nossos filhos aprendam a depender também de Deus.

4. Devemos fazer a nossa parte natural na criação dos filhos e encaminha-los para o Sobrenatural de Deus.

5. devemos fazer a nossa parte para que o Senhor tenha o ambiente necessário para fazer a parte d‘Ele.

6. “Se Deus colocasse um diamante em tuas mãos, ordenando-te que gravasses nele uma frase para ser lida no último dia, como índice de tuas idéias e sentimentos, com que cuidado escolherias as palavras ? É justamente isto que Deus fez quando colocou cada um dos teus filhos, puros e imaculados, nas tuas mãos. O que estás escrevendo nestes diamantes, pela oração, por teu espírito e exemplo, hora após hora, dia após dia, ano após ano, é para ser lido e exibido no grande dia.


.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS

Aliança Pró Evangelização das Crianças

O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO

O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante coro o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações - todos aqueles que se tornam membros da família de Deus. Você não gostaria de saber que algum dia irá ao céu viver com o Senhor Jesus para sempre? Deixe-me dizer-lhe como você pode ter a certeza de ir para o céu.

PEQUEI

A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado não nos deixa entrar no céu. E todos as pessoas do mundo pecaram. Em Romanos 3: 23 lemos: "Todos pecaram" e em Romanos 3:10, "Não há justo, NEM SEQUER UM". Justo. Isso significa que as pessoas não fizeram aquilo que Deus quer que faça. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus?
Já mentiu, enganou, roubou ou desobedeceu? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz : "a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4). A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21 :27).


DEUS ME AMA

Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito..." e em Romanos 5:8 "Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Somente Deus poderia mostrar esse amor. Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle. Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós. E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim.


CRISTO MORREU POR MIM

Mesmo nos amando, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15:3, "Cristo morreu pelos nossos pecados... Foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia)". Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar. Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu. Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio"? Isso é fé - crer na Palavra de Deus.


O MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS

Deus tem um presente para você! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse presente. Você lembra do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes! Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra. Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2:8).


EU ACEITO O PRESENTE

Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por causa dos pecados... Mas não poderão entrar no céu. Sabe por quê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal. Em Apocalipse 3:20, lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida eterna! Você não quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu? Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar. Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá. (Faça uma oração para ajudar as crianças)


SEGURANÇA

Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação. Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não! Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados. Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar. E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar. Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3:20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13:5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará. Repita para as crianças, as últimas palavras... "te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faltando uma coisa? O que está faltando? A palavra NÃO. Então Deus nos promete: "NÃO te deixarei, nem te desampararei". Faça a criança repetir todas as palavras usando os dedos para as cinco últimas e dando bastante ênfase sobre o NÃO. Insista com ela para que leia a Bíblia, para que ore e para que testemunhe.


.

sábado, 13 de fevereiro de 2010


Estratégias para Combater o Pecado Sexual

John Piper

1. Reconheça que a sexualidade é um dom bom de Deus.

Gênesis 2:24-25

Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Provérbios 5:18-20

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira?

1 Coríntios 7:3-5

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. (Cf. 1 Timóteo 4:3)


2. Reconheça que as proibições pretendem proteger algo precioso, não negar algo prazeroso.

Êxodo 20:14

Não adulterarás.

1 Coríntios 6:18

Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

1 Coríntios 7:2

Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

1 Tessalonicenses 4:3

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,

Deuteronômio 10:12-13

Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?


3. Creia que Deus é por você.

Salmo 84:11

Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.

Romanos 8:32

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Marcos 10:29-30

E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.


4. Pondere sobre o perigo eterno da cobiça.

Mateus 5:27-29

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.

Lembre-se da história do homem que cortou o seu pé para salvar a sua vida.



5. Pense freqüentemente que Deus já lhe deu muitas coisas boas.

Gênesis 39:7-9

E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem. Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?


6. Pregue para você mesmo que há mais prazer na presença de Deus do que no pecado. Mude o foco do desejo.

Salmo 4:7

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.

Salmo 16:11

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Salmo 73:25-26

A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.

1 Pedro 2:2

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.


7. Perceba que a cobiça mutila e enfraquece nossa capacidade para um mais alto prazer espiritual com Deus.

1 Pedro 2:11 (luta contra a alma)

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.

Marcos 4:19

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.

8. Não pergunte: “O que há de errado com isso?”. Pergunte: “Isso maximiza minha experiência do poder de Cristo, meu prazer em Sua companhia, minha percepção de Sua beleza, minha reflexão de Sua glória?”.

Filipenses 3:12

Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.


9. Cultive uma devoção apaixonada pela honra do nome de Deus.

2 Samuel 12:10,14

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher...Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.


10. Desenvolva uma cosmovisão que veja absolutamente tudo em relação a Deus.

1 Coríntios 10:31

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

11. (Para os solteiros) Reconheça que as relações sexuais não são essenciais para a plena personalidade e felicidade.

Jesus era solteiro e celibatário e plenamente humano.

Isaías 56:3-5

E não fale o filho do estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: De todo me apartará o SENHOR do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.

12. (Para os casados) Reconheça que Deus designou o casamento para ser uma parábola viva de Seu compromisso com a igreja.

Efésios 5:21-32

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

13. Vigie os seus olhos. Evite estimulação desnecessária.

Jó 31:1

Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?

Romanos 13:14

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

2 Timóteo 2:22

Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

14. Olhe para o sexo oposto como pessoas eternas. Perceba que a cobiça inevitavelmente despersonaliza e desespiritualiza as pessoas.


João 5:28-29

Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.

Mateus 25:46

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

2 Coríntios 5:16

Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo.


15. Pense freqüentemente que Cristo sofreu agonia por sua pureza. Combata imagem com imagem. Cristo clamando em agonia.

Tito 2:14

Cristo se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

1 Pedro 1:18; 2:24

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, [mas com o precioso sangue de Cristo]. Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

2 Coríntios 5:15

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Hebreus 10:29

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?


16. Acautele-se de pressumir que o sucesso passado garante a pureza futura.

1 Coríntios 10:12

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

Gálatas 2:13 [Contrastado com Atos 11:24 (Barnabé)]

Barnabé era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé (Atos 11:24).
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação (Gálatas 2:13).



17. Acautele-se de se sentir acima da responsabilidade.

3 João 9 (Diótrefes, não submisso)

Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.

18. Não seja excessivamente isolado.


19. Entre num grupo onde vocês exortem uns aos outros contra o engano do pecado.

Hebreus 3:12-13

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.


20. Memorize muitas partes das Escrituras.

1 João 2:14

Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Salmo 1:2

Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmo 119:11

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.


21. Encha seus pensamentos com coisas boas.

Filipenses 4:8

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.


22. Leia muitos livros sobre devoção, biografia, etc.

Quando eu leio as histórias de como muitos outros sofreram, lutaram, se esforçaram e alcançaram medidas de alegria, santidade e abundância de frutos na comunhão com Deus, isto me faz querer dar o meu tudo para buscar e alcançar nada menos do que tudo que um pecador salvo pode ser para a glória de Cristo.


23. Nunca assuma que você está acima do sofrimento ou que você merece alívio através do pecado. O perigo da poderosa auto-piedade.

Atos 14:22

[Paulo ia às suas igrejas] confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.

Lucas 9:58

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

2 Timóteo 2:3

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

2 Timóteo 4:16-17

Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.


24. Esteja ocupado com alguma tarefa.


25. Ore em todo tempo, no Espírito, pelo livramento de Deus.

Mateus 6:13

E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!

Lucas 22:40

E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.

Salmo 119:18

Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.


26. Encoraje-se; Deus é paciente.

Êxodo 34:6-7

Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

Neemias 9:17

E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz, e na sua rebelião levantaram um chefe, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste.

.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Você Já Sentiu Vontade de Desistir de Tudo?

Pr. Davi Liepkan


O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DENTRO DA CAVERNA?

1 Reis 19.1-18


Quero lembrar das situações que antecederam este momento de “caverna” do profeta Elias. Ele tinha demonstrado tremendo poder. Tinha derrotado os profetas de Baal; fogo desceu do céu para consumir a sua oferta no altar; nada poderia derrubar aquele homem de Deus, certo? Errado. Sendo ameaçado de morte e se sentindo solitário, Elias foi parar dentro de uma caverna e se tornou um fugitivo de Deus. O que aconteceu? Leia o texto:


1 Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.

2 Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”.

3 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo

4 e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”.

5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.

6 Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.

7 O anjo do SENHOR voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.

8 Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.

9 Ali entrou numa caverna e passou a noite.

E a palavra do SENHOR veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?”

10 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

11 O SENHOR lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do SENHOR, pois o SENHOR vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto.

12 Depois do terremoto houve um fogo, mas o SENHOR não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.

13 Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?”

14 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

15 O SENHOR lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.

16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.

17 Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.

18 No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.


Como se identifica um fugitivo de Deus?

Em primeiro lugar um fugitivo de Deus para de tomar decisões. Elias estava dessa forma. Não sabia mais para onde ir. Sentia-se encurralado e abandonado. Mas isso era o que ele sentia, não era a realidade. Quem cai numa depressão dessas sente-se dessa forma: impotente. Talvez você esteja se sentindo assim. Não sinta culpa por isso, mas não fique ai parado. Há um Deus que quer que você se mova em direção da vitória. Em segundo lugar, um fugitivo de Deus começa a sentir pena de si mesmo. Elias tinha ensaiado uma oração. (Vs. 10) : “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. Ele a repetiu duas vezes sem mudar uma vírgula. Algo típico de quem já definiu a sua desculpa. E você? Qual a sua desculpa padrão para não sair da caverna e ser bênção?


Deus usa pessoas com problemas.

Elias se sentia tão cheio de problemas a ponto de pedir a Deus pela sua morte. Achava que não valia mais a pena viver. Nesse estado de “caverna”, ele não conseguia ver o que Deus já tinha feito no passado e que poderia fazer no presente. Talvez você não saiba, mas Deus é especialista em usar pessoas com problemas. Quer alguns exemplos? Veja só...


Ø Moisés gaguejava

Ø A armadura de Davi não servia

Ø João Marcos foi rejeitado por Paulo

Ø Timóteo tinha úlcera

Ø A esposa de Oséias era uma prostituta

Ø O único treinamento de Amós foi como colhedor de figos

Ø Jacó era mentiroso

Ø O rei Davi teve um caso

Ø Abraão era velho demais

Ø Davi era novo demais

Ø Pedro tinha medo de morrer

Ø Lázaro estava morto.

Ø Noemi era viúva

Ø Paulo era um perseguidor

Ø Moisés era uma assassino

Ø Jonas fugiu de Deus

Ø Miriã era fofoqueira

Ø Gideão e Tomé, ambos duvidaram.

Ø Jeremias era depressivo

Ø Marta era muito preocupada

Ø Sansão era cabeludo

Ø Noé embebedou-se

Ø Já mencionei que Moisés tinha pavio curto... e Pedro e Paulo e muitos outros...


Satanás lhe diz: “Você não é digno, vc não merece”. Jesus responde por você: “E daí? Eu sou!”.

Satanás olha para trás e vê nossos erros. Deus olha para trás e vê a cruz. O maior presente de Deus para nós.


Vou usar uma frase cujo autor desconheço, mas que serve tão bem quando o Inimigo tentar tenta intimidar e fazer com que você se ache incapaz. É assim: “Quando o Diabo te lembrar do teu passado, faça-o lembrar do futuro dele!”


Sabe qual é a maior tentação?

Qual é maior tentação? Dinheiro? Poder? Sexo? Acho que não. Aprendi de um outro servo de Deus que há uma tentação maior ainda. É a tentação de desistir. Sim, desistir é maior tentação que pode existir, pois quando você cai nela, você abre a porta para todas as outras tentações e conseqüentemente pecados. Você desiste de lutar, desiste de Deus, então o resto acontece. Elias pensou em desistir. Não queria mais ser profeta, não queria mais viver. Felizmente o Senhor mostrou a ele que ainda havia muito que fazer.


Saia da caverna!

O Senhor mandou que Elias saísse da caverna. O interessante é que Deus iria falar com Ele de modo especial. Diz o texto que houve um vento impetuoso que chegou a esmigalhar as pedras, mas Deus não estava naquele vento. Houve um terremoto, mas Deus não estava no terremoto. Então houve uma brisa suave e um murmúrio, e Deus ali estava. Sabe, talvez você queira respostas para os seus problemas de forma dramática. “Ah, se um anjo de Deus aparecesse pra mim e me dissesse o que fazer!”. Mas Deus pode estar no silêncio, tentando de confortar, tentando lhe dizer o quanto ele o ama e quer lhe salvar. O que você está fazendo dentro da caverna? Saia! O Senhor tem grandes planos pra você: a começar pela sua salvação! Entregue sua vida ao Senhor Jesus e seja vitorioso para a Sua honra e glória!


.