quinta-feira, 13 de maio de 2010


AS GRANDES ESCOLHAS NA JUVENTUDE

Sérgio e Magali Leoto / Pr. Jeferson e Ferannda Ledo

1. O QUE DEUS TEM A VER COM MINHAS ESCOLHAS?
Quando nos entregamos a Cristo, damos a Ele o controle de nossas vidas!
Nossas decisões passam a ficar sob a Sua orientação, para que Ele cumpra Seus propósitos em nós. Esta entrega a Cristo, requer que deixemos 100% das áreas em Sua mão. Isto inclui a área profissional .
Deus está muito interessado em nos usar como "missionários", em nossa vida profissional. Nosso bom testemunho será uma grande arma nas mãos de Deus.
O Senhor usa "bons conselheiros" (pessoas sábias e tementes a Ele), para nos orientarem em momentos de dúvidas, nesta área.
Assim, enquanto ainda esperamos por definições, devemos confiar que Aquele que sempre quer o melhor para nós (o Senhor), irá mostrar no momento certo qual é Sua boa, perfeita e agradável vontade.
  • Rm 12:2 – "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
2. OS VALORES DE DEUS
Hoje, presenciamos uma competição exagerada, uma busca por profissões que garantam bons rendimentos e dêem um bom "status". Mas serão estes os valores de Deus?
A visão de Deus, para uma vida bem sucedida, é bem diferente da visão que hoje temos como padrão. A segurança, para a maioria das pessoas, está nodinheiro, no poder e na fama. Alguns colocam seus ideais, no desejo de se tornarem cada vez mais inteligentes, para competirem melhor e estarem mais adaptados às exigências do mundo atual.
Vivendo nesta competitividade absurda e exagerada, torna-se a luta do "saber mais, para derrotar alguém ou para não ser derrotado por ele". Cai-se num "vale tudo" e desprezam-se valores básicos como companheirismo, solidariedade, lealdade e amizade. O saber é bom, mas esta motivação não é das melhores.
Aqueles que querem fazer a vontade de Deus, devem questionar a "motivação real" destes padrões e muitas vezes, "nadar contra a correnteza" dos maus valores . Isto não quer dizer, que não devemos ser competentes e competitivos. Podemos ser bons profissionais, sem abaixar os valores que agradam a Deus.
Existem alguns aspectos que o Senhor nos orienta em Sua Palavra, e que devemos considerar, no momento de uma escolha profissional, como veremos a seguir.

3. NÃO PODEMOS ESCOLHER UMA PROFISSÃO, TENDO O DINHEIRO COMO PRINCIPAL MOTIVAÇÃO
  • Pv 23: 4 – 5"Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a sua inteligência. Por ventura fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus."
  • Mt 6: 19 – 21"Não acumuleis tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corrói, e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração."
  • 1Tm 6: 9 – 10"Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."
  • 1Tm 6: 17 – 19"Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhoso, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida."
4. AO ESCOLHER A PROFISSÃO, DEVE-SE LEVAR EM CONTA QUE TUDO O QUE SOMOS E FAZEMOS DEVE SER PARA A GLÓRIA DE DEUS
  • 1Co 10: 31"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."
  • Ef 1: 12"a fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que de antemão esperamos em Cristo."
5. NOSSA VIDA PROFISSIONAL DEVE SER EXERCIDA PARA O SENHOR, COM TODO O CORAÇÃO E NÃO PARA HOMENS
  • Cl 3: 22 – 23"Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, e não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar a homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens."
6. BUSCANDO A VONTADE DE DEUS
  • Pv 16: 1"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios, vem do Senhor."
Você pode sonhar, fazer planos para sua carreira profissional. Mas é Deus quem irá confirmar que planos devem ser executados. Poderão ser todos os que você sonhou. Ou poderão ser apenas alguns. Mas pode acontecer também, que nenhum de seus planos foi viabilizado por Deus, porque ele tinha outros melhores. Lembre-se do que já dissemos: Sua vontade é boa, perfeita e agradável.
Existem muitos outros textos na Bíblia, que mostram como Deus quer dirigir a nossa vida e revelar Sua vontade:
  • Sl 25: 9"(O Senhor) Guia o humilde e ensina ao manso o seu caminho."
  • Sl 25: 12: "Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher."
  • Sl 32: 8: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e sob as minhas vistas te darei conselho."
Deus mostra a Sua vontade a nós mas, a maioria das vezes ela não vem pronta. Precisamos estar atentos para conhecê-la. Isto compreende ler a Sua Palavra, a Bíblia, orar (incessantemente, às vezes) e buscar conselhos de pessoas idôneas e comprometidas com Ele.
  • Is 30: 21"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele."
Em nossa caminhada, Deus vai à frente conduzindo-nos, abrindo e fechando portas. A nossa parte é permanecer firmes, crescendo na intimidade com Ele, prosseguindo e confiando nEle. Ele conhece nossos temores, dúvidas e fraquezas.
Entregando nossa vida inteiramente em Suas mãos, não nos frustraremos; continuaremos firmes, convictos de estar realizando a nossa parte, segundo a Sua vontade. Ele entrará com a Sua parte na "sociedade", executando o que não sabemos fazer: trabalhar sobrenaturalmente!
  • Mt 6: 25 – 26"Não andeis ansiosos pela vossa vida (...) Observai as aves dos céus: não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?"

.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Maria, o tipo de mãe de que precisamos hoje


Pastor Bobby Helton

Traduzido por Valdenira N.M. Silva
maio.2010.



Lucas 1:26-35
“26 ¶ E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1:26-35 ACF)




INTRODUÇÃO: O que o mundo precisa agora é de mães com padrões bíblicos antigos. Sou feliz porque tenho o privilégio de conhecer algumas mães com padrões antigos que têm sido modestas em um mundo imodesto; que têm sido fiéis em uma época de infidelidade; que enfrentam o que é certo quando o certo tem sido chamado de errado; que educam os seus filhos para Deus, quando outros deixam seus filhos ir para o diabo; que se satisfazem por serem mães quando os outros nunca estão satisfeitos com nada, porque seus olhos estão direcionados para as coisas mundanas e não para as bênçãos espirituais.

Sempre que nós pensamos em uma mãe com um coração [voltado] para Deus, uma mulher desejando fazer a vontade de Deus, uma mulher de coragem e de dedicação, devemos pensar em Maria, mãe de Jesus.



I. MARIA, UMA MÃE CONSAGRADA


A. Maria foi uma mãe que se consagrou a Deus. Ela era dedicada aos princípios bíblicos.
1. Em Lucas 1:28, lemos: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

               a. Deus escolheu Maria por causa de sua vida santa e justa. Ela não foi feita justa por sua escolha. Ela era uma mulher de Deus, então Ele a escolheu.
                b. "Vivendo para Jesus uma vida que é verdadeira

               Esforçando-me para agradá-Lo em tudo o que eu faço

               Submetendo-me com fidelidade e coração cheio de alegria

               Este é o caminho de bênção para mim.”

               Oh! Que isto seja, hoje, a canção da mãe.

          2. Nós não sabemos nada sobre a mãe de Maria, mas eu acredito que ela era uma mulher piedosa, que ensinava a sua filha a respeito de Deus.

     B. Se existe uma geração que precise ser criada por pais piedosos, um pai e uma mãe piedosos, é esta a geração. Mãe,você vai fazer a sua parte? Você se porá de pé [em defesa de] os princípios bíblicos?

          1. Precisamos de mães que digam aos filhos não quando eles pedem para fazer coisas que não são certas.

          2. Mãe, ensine a seus filhas e filhas a palavra de Deus. Ensine-os a serem moralmente puros, a serem honestos, trabalharem duro, mesmo quando eles não se sentem assim.

     a. Em Lucas 1:27, a Bíblia diz: “A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.”  Esta declaração nos diz que Maria foi pura; ela era casta; que como uma adolescente ela tinha caráter.

     b. Mãe, ensine a suas filhas e filhos a ficarem longe do pecado. Alguns de nós crescemos nos anos 60 e 70, um tempo muito promíscuo. Precisamos ensinar aos nossos filhos e netos que o pecado não compensa.

     C. Eu gosto do que Dr. Bob Gray disse: "Sem um exemplo de caráter cristão de uma mãe piedosa, qualquer criança é moralmente e espiritualmente deficiente por toda a sua vida! "(48).

          1. Hoje, precisamos de mães que irão emular as normas da Bíblia para a mulher, não os padrões de Hollywood.
                        a. Mãe, vista-se como uma crente. Nós costumávamos ouvir um monte [de pregações] sobre isso, mas tornou-se muito impopular à medida que os padrões atingiram o ponto mais baixo de todos os tempos (I Timóteo 2:9-10).

               b. Precisamos de mães que exibam piedade, não a carne [delas].

          2. Precisamos de mães que sejam fiéis na freqüência à Igreja: domingo e quarta-feira.

          3. Precisamos de mães que leiam a Bíblia, a velha KJV (King James Version [no Brasil, a ACF, a Almeida Corrigida Fiel]) que a avó costumava ler. Nossos filhos precisam ver a mãe lendo a Palavra, em vez de assistir à TV.

          4. Precisamos de mães que oram por seus filhos.

          5. Precisamos de mães que sejam lembradas por seus filhos como boas e piedosas, e não sexy e mundanas.



II. MARIA SEMPRE SE APEGAVA À PALAVRA


     A. Maria era obediente  à Palavra de Deus. Ela creu na Palavra e praticava o que ela diz.

          1. Ela obedeceu com fidelidade e devoção aos mandamentos de Deus (Lc 2:39).

          2. Você não pode ser fiel a Deus, você não pode viver uma vida piedosa sem a Palavra de Deus. Você não pode ser uma boa mãe cristã, sem a Palavra de Deus para guiá-la.

          3. Observe comigo as palavras de João 14:15:" “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (Jo 14:15 ACF) " Mãe, se você ama o Senhor, então você vive para o Senhor, é obediente à Sua Palavra. Pare de fazer desculpas; viva para Jesus.

               a. Mãe, a Bíblia é a Palavra de Deus. Leia-a; creia nela; seja abençoada por ela.

               b. Querida Mãe, seus filhos farão o que você faz. Eles a estão observando.

     B. A Palavra de Deus diz que devemos ser obedientes em adoração (Hebreus 10:25).

          1. Olhe o exemplo que Maria determinou em Lucas 02:41.

               a. Ela agiu apoiada no que ela sabia que era certo.

               b. Saber o que deve fazer, então ficar em casa, é pecado.

          2. Mãe crente, seja fiel aos cultos da igreja. Não deixe que qualquer outra coisa interfira na adoração.



III. MARIA CONFIAVA NO PLANO DE DEUS


     A. Maria creu em Deus. Ela acreditou que Deus tinha um propósito para a sua vida. Ela estava confiante em que Deus iria realizar a Sua vontade em sua vida.

          1. Ela se saciou nas palavras dos anjos e em admiração olhou para os eventos que cercaram o nascimento de seu Filho (Lc 2:19).

          2. Em Lucas 1:38, vemos que Maria colocou o seu futuro nas mãos de seu Deus.

     B. Na festa de casamento em Caná da Galiléia, ela falou com confiança para os servos do casamento porque sabia que Jesus só faria o bem (João 2:5).

          1. Mãe, “Fazei tudo quanto Ele vos disser” (Joã 2:5).

          2. Qualquer coisa que o Senhor lhe disser para fazer Mãe, você pode ter certeza de que é para seu bem (Efésios 5:22 -24).



IV. MARIA PREOCUPADA COM O SEU FILHO

 
     A. Precisamos de mães que amem e cuidem de seus filhos. Dra. Laura diz: "Se você não quer criá-los (filhos), não os tenha."

     B. Em Lucas 2:48, lemos e podemos sentir a preocupação de Maria por Jesus depois de se separar da caravana.

          1. Precisamos dizer: "Eu te amo" para nossos filhos. Mãe, seus filhos e filhas precisam ouvir essas palavras.

          2. Preocupe-se com os problemas e angústias de seus filhos.

     C. Ao pé da cruz, Maria estava com João enquanto seu filho morria por causa dos pecados delas e dos meus, e ela se afligia ao ver que Ele sofria [ainda mais, sabendo ela que era em lugar dela que ele sofria e morria, levando sobre ela a penalidade do pecado dela].


V - MARIA CONVERTIDA POR CRER


     A. Toda criança precisa de uma mãe que creia que Cristo é o Salvador, que Ele morreu pelos pecadores, foi sepultado, e que Ele ressuscitou.

     B. Maria foi salva pela fé em nosso Senhor e seu Senhor Jesus Cristo.

           1. Ela foi salva porque creu (Lc 01:45-47).

           2. Amiga, Mãe, aceite e creia em Cristo, hoje! (João 3:18, 36)



CONCLUSÃO: Precisamos de mães bíblicas!!!

.

terça-feira, 4 de maio de 2010




    O Propósito de Deus para a Família
    Dennis Allan

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).


Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, a traição e o abandono.
Haver  uma solução? Poderemos evitar tais tragédias em nossas famílias? Poderão os casais jovens manter o brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem os votos no casamento? Haverá esperança de recuperação dos terríveis erros do passado?

A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções raramente são fáceis. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra. Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.

O Propósito Básico de Deus para a Família

Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.

Casamento

A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adáo e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

Deus aprovou as relações sexuais somente dentro do casamento. Não há nada de mal ou impuro sobre as relações sexuais dentro de um casamento aprovado por Deus (Hebreus 13:4). Esposos e esposas têm a responsabilidade de satisfazer os desejos sexuais (dados por Deus) aos seus companheiros (1 Coríntios 7:1-5).

Todas as outras relações sexuais são sempre e absolutamente erradas. Relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são absolutamente proibidas por Deus (Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9-11). Deus não criou Adão e João. Ele fez uma mulher, Eva, como uma parceira apropriada para Adão. As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, são condenadas por Deus (1 Coríntios 7:1-2, 8-9; Gálatas 5:19). As relações sexuais extra-conjugais são também claramente proibidas (Hebreus 13:4).

Filhos

Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento gozam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1:28; 9:1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5:14). Em lugar nenhum da Bíblia encontramos autorização para uma mulher ter relações sexuais para conceber um filho, antes ou sem casamento. A paternidade solteira, que está se tornando moda em nossa sociedade moderna é um afastamento do plano de Deus que terá  sérias conseqüências para as gerações vindouras.

Papéis Dados por Deus Dentro da Família

Dentro desta estrutura do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos.

Homens: Esposos e Pais

A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1 Timóteo 5:8).

Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados dele. A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser a salvação eterna deles.

Mulheres: Esposas e Mães

Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5).

Deus instrui as mulheres para mostrarem terna afeição aos seus esposos e filhos, e a serem honestas e fiéis donas de casa (Tito 2:4-5). Apesar dos esforços de algumas pessoas para desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias, Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe. Tais mulheres devotas são também dignas de respeito e apreciação de seus esposos e filhos (Provérbios 31:11-12,28).

Filhos: Seguidores Obedientes

Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).
2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6).

Lares Piedosos Nestes Dias?

É, freqüentemente, muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros. Mas está claro que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros. Lembre-se, os benefícios serão eternos!
Você está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Deus?


.

O Cristão e os Problemas Financeiros


Gary Fisher

Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão? Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.

Atitudes

Gratidão: Paulo insiste em que sejamos gratos. Precisamos estar "... transbordando de gratidão" (Colossenses 2:7). "Dêem graças em todas as circunstâncias..." (1 Tessalonicenses 5:18). Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a Deus por suas bênçãos a nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus lhes tinha dado havia apenas pouco tempo. Temos que atentar para o que o Senhor nos tem dado e não para as coisas que não temos.

Contentamento:
"Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’"
(Hebreus 13:5). A presença de Deus com seu povo deveria dar tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância (Filipenses 4:10:13). Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza (veja Lucas 12:15, por exemplo). Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao buscar adquiri-las é perfeitamente aceitável. Poderia ser que poucos de nós admitem a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração? Paulo exortou: "Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos" (1 Timóteo 6:8). Estamos satisfeitos somente com isto?

Sobriedade:
Muitos textos nos exortam a sermos sóbrios (1 Tessalonicenses 5:6, 8; 1 Pedro 1:13; 4:7; 5:8). A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser "homens de coragem" (1 Coríntios 16:13). Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem sem mais nada, mas precisam ser resolvidas por disciplina séria e perseverante.

Honestidade:
A honestidade é parte do caráter cristão (2 Coríntios 8:21; Tito 2:5). Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar (veja Romanos 13:8).

Diligência:
Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça. "Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado" (Provérbios 6:10-11). "Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras" (Eclesiastes 10:18). Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família (1 Timóteo 5:8) mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

Espiritualidade:
Precisamos manter nosso foco principal em Cristo, não em coisas materiais. "Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro... Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:24, 33). Nossas posses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele se vê como meramente passando através desta vida como um peregrino e portanto relativamente desinteressado nas suas condições. Ele nunca faz da prosperidade material uma meta séria (veja Lucas 9:57-58). O homem espiritual percebe que seu dinheiro e sua posição financeira não são as coisas importantes da vida.

Altruísmo:
O servo do Senhor está sempre buscando dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode aplicar servindo a outros: "O que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade" (Efésios 4:28). Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros (2 Coríntios 9:8-11). Enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

Humildade:
A humildade para admitir enganos e buscar corrigi-los é básica. Muitos de nós temos tido atitudes impróprias e não temos administrado bem nosso dinheiro. Nunca mudaremos até que admitamos que temos estado errados. Precisamos também ter a humildade de examinarmo-nos à luz da palavra de Deus e fazer as coisas que aprendermos (Tiago 1:21-24). Esta seria uma boa hora para parar de ler este artigo e rever as oito atitudes que precisamos ter e tentar honestamente avaliar-nos e resolver mudar nossa atitude nas áreas necessárias. Como Deus nos vê em cada uma destas atitudes?

Mudanças Específicas

As coisas específicas que precisamos fazer ao lidar com problemas financeiros dependem de nossa mudança e adoção das atitudes mencionadas acima. Sem perspectivas corretas, os passos seguintes terão pouca validade.

1) Avalie honestamente sua situação. Encare os fatos. Talvez ajudasse pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Então, lançar sua renda e suas despesas mensais. Qual é, exatamente, sua situação financeira.

2) Comece a pagar suas dívidas. "Não devem nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." (Romanos 13:8). Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas: (a) Gastar menos. Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver (veja 1 Timóteo 6:6-10). (b) Ganhar mais. Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem.(c) Vender coisas. Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos (Atos 4:32-37); certamente não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve.

3) Viva dentro dos limites de seu orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7). A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente (2 Coríntios 8-9). Conquanto seja verdade que não estamos mais obrigados ao dízimo, não devemos usar isso como uma desculpa para sovinice. Não devemos permitir que nossa oferta seja diminuída pela avareza (2 Coríntios 9:5).

Conclusão

m todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada na Bíblia. Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, recebemos tanto "a promessa da vida presente" como a da vida "futura" (1 Timóteo 4:8). Que sigamos estas instruções!

.

sábado, 1 de maio de 2010


Alguns Métodos de Ensino Bíblico [em família]


Pr. Calvin Gardner


Existem várias maneiras a ensinar um fato para uma pessoa. Quero mencionar umas maneiras que são úteis no ensino bíblico doméstico.


A primeira maneira é a usada pelos judeus e pelos apóstolos em várias ocasiões. Este método envolve uma instrução minuciosa, mesmo sem longas palestres, que resulta em alunos conhecedores de sistemas de doutrina. O alvo é que estes alunos sejam responsáveis a por em prática o que recebem em teoria. Essa maneira que é útil para o uso no lar e nas escolas bíblicas nas igrejas vem de uma palavra grega (#2727,katanchew, Strong’s) da qual temos, em português, a palavra catecismo.

Vejamos este método usado nas seguintes ocasiões:
  • Lucas 1:4, "Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado (#2727)" – Teófilo foi informado minuciosamente da vida de Cristo por este método por Lucas. Teófilo tinha, em resultado, um interesse importante de ter estas coisas escritas.
  • Atos 18:25, "Este foi instruído (#2727) no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João." Apolo era doutrinado num sistema de ensino. Ele foi apresentado minuciosamente os fatos sobre o "caminho do Senhor" por alguém. Sendo assim doutrinado, pude ensinar diligentemente. Nisso podemos aprender também que não devemos ter medo de sistemas de doutrina uma vez que elas sejam provadas bíblicas e verdadeiras. Doutrina tem ordem e lógica.
  • Rom 2:18, "E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído (#2727) por lei." O caso refere-se à maneira que os judeus foram instruídos pela lei. A lei revela cada exemplo que é aceito e o que não é aceito. Um exemplo dessa maneira é o próprio Apóstolo Paulo que, aos pés de Gamaliel (Atos 22:3), item por item foi instruído (Isa 28:10,13). Esse método faz que o aluno saiba a ‘vontade de Deus e aprovar coisas excelentes’. O aluno ensinado neste método freqüentemente torna responsável com aquele que assim o ensinou (Gal 6:6, #2727).
  • I Coríntios 14:19, "Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir (#2727) os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida." Paradoutrinar, não é necessário muito volume nem muitas palavras. Faça que cada palavra seja na medida correta e uma palavra reta.

Este método é um dos mais eficazes e portanto, o primeiro na lista.

O segundo método é de falar abertamente ou exortar (#1256, dielegomai, Strong’s) as doutrinas bíblicas no lar. Esse pode ser quando a família está assentada para o ensino bíblico doméstico, para as refeições ou nas horas livres que possa ter. Pode ser também quando está andando pelo caminho, deitando ou levantando (Deut 6:6-9).
Vejamos como aproveitar desse método nas seguintes maneiras:
  • Seja Constante – Atos 17:2, "E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados" neste caso (em outro caso fez "todos os sábados", Atos 18:4) "disputou com eles sobre as Escrituras". Notou que Paulo disputou, ou falou abertamente, por três sábados seguidos, as Escrituras. Ele não cansou em ser constante na mesma ocupação. Este método bate a mesma tecla, dia após dia, e com os mesmos ouvintes (Atos 18:19, #1256)). É de abrir o assunto até que seja inteiramente dito tudo sobre ele (Atos 17:17, #1256).
  • Procure Resultados – Atos 19:8,9, "E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando (#1256) e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando (#1256) todos os dias na escola de um certo Tirano." O resultado desse método é aprendizagem. Quando a verdade é dita com convicção (#1256 – Heb 12:5, "argumenta convosco"; Judas 9 "disputava"), o propósito da Palavra de Deus será cumprido (Isa 55:11).

Um terceiro método de ensino da Palavra de Deus no lar é abrir um assunto nos detalhes (#1272, dianoigwn, Strong’s). Esse método procura não somente de ‘falar’ abertamente mas expor todas as suas partes diante todos que estão nas reuniões.
Como Deus "abriu" (#1272) o coração da Lídia para entender o que Paulo dizia (Atos 16:14), este método procura de detalhar o ensino da verdade ao ponto que sejam ‘vistas’ com os olhos da mente, a lógica, o equilíbrio e a colocação correta dos fatos (#1272 – Luc 24:32 "abria", 45 "abriu-lhes o entendimento"; Atos 17:3, "expondo").
O entendimento verdadeiro de qualquer verdade é do Espírito Santo (João 16:7-11), e não o resultado de um método eficaz de ensino. Todavia, o Espírito Santo não ensina sem uma apresentação dos fatos. Portanto, aquele que lidera o ensino bíblico doméstico deve pedir o auxilio do Espírito Santo enquanto demonstra as doutrinas.
Nada errado para o professor ensinar com a esperança que os alunos entendam e usufruem o que foram ensinados (Tiago 5:7).

O último método tratado neste estudo é o método exemplificado por Jesus quando propunha (#3908, paratiqemnos, Strong’s) parábolas (Mat. 13:24). Através desse método, a verdade é apresentada em situações por quais os alunos podem se identificar. Paulo também usou este método em Tessalônica (Atos 17:3, "demonstrando", #3908).
Esse método procura de por diante os alunos, com exemplos de situações proveitosas, a verdade. Palavras difíceis, ou exemplos fora do contexto das vidas dos alunos, são evitados. O que é procurado é de "dar" claramente (I Tim 1:18) os mandamentos. Se for feito corretamente, e com persistência, os que são formados com esse método entenderão as suas responsabilidades para com a verdade e a ensinarão aos outros (II Tim 2:2).

Conclusão: Com as bênçãos do Senhor Deus pelo Seu Espírito e com o auxílio dos exemplos bíblicos nos dirigindo, podemos ser prontos a ensinarmos as verdades de Deus no ensino bíblico doméstico. Que tais esforços sejam frutíferos tanto na salvação das almas na família quanto na edificação dos crentes ao ponte que tenham a imagem de Cristo em suas vidas (Col. 3:10; II Pedro 3:18).

Que sejam animados os que tenham famílias a procurar a preciosa fruta de vidas estabelecidas na Rocha pela prática constante de um ensino bíblico doméstico (Mat. 7:24-27).

Bibliografia
BÍBLIA SAGRADA, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1/94CONCORDÂNCIA FIEL DO NOVO TESTAMENTO, Editora Fiel, S. José dos Campos, 1994
INTERLINEAR GREEK-ENGLISH NEW TESTAMENT, Baker Book House. MI, 1982
STRONG, James, ABINDON’S STRONG’S EXHAUSTIVE CONCORDANCE OF THE BIBLE, Abingdon, Nashville, 1980


.