sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Que Legado Você Deixará para Seu Filho?

 Que Legado Você Deixará para Seu Filho?

 
Pr. Jaime Kemp

Querido leitor, você que é pai já parou e pensou sobre isso? Eu mesmo tenho me questionado a respeito. Se eu morresse hoje, qual seria o impacto mais forte que eu teria causado na vida de minhas filhas?

Uma pergunta crucial

Um dia, um escriba da lei aproximou-se de Jesus com uma pergunta semelhante: "Mestre, qual é o grande mandamento da lei?" (Mt 22.36).

Jesus, retrocedendo a Deuteronômio 6, respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento".

Uma herança eterna

O legado que eu gostaria de deixar para minhas filhas é que elas tenham aprendido a amar a Deus de todo coração.

Para que isso aconteça com nossos filhos é necessário, antes de tudo, que eles conheçam a Deus. Não podemos delegar essa responsabilidade ao professor de Escola Dominical. Não é ele quem deve levar nossos filhos a Cristo.

Esse é o fundamento que os pais devem dar a seus filhos: levá-los ao conhecimento de Deus através de Jesus Cristo.

A importância de ser um exemplo positivo

Para ajudá-los a alcançar esse conhecimento, é necessário, segundo Deuteronômio 6.6, que nos submetamos à vontade de Deus. Se pretendemos vê-los crescendo espiritualmente através do estudo e meditação da Palavra, precisamos servir de exemplo e fazer o mesmo.

Porém, apenas ser fiel nos momentos a sós com o Senhor não é suficiente. Para que eles assimilem a importância de andar com Deus a cada instante, eles precisam observar-nos obedecendo-O, sempre.

Quando minhas filhas ainda eram pequenas, eu costumava passear muito com elas de carro. Às vezes eu ultrapassava o limite de velocidade, então elas me repreendiam:

- Papai, você está acima do limite de velocidade!

Se um pai espera que seus filhos obedeçam às autoridades ou às regras e leis da sociedade para não se tornarem desajustados e arcarem com uma série de contratempos, precisam servir de exemplo para eles.

Ensinando pacientemente

As palavras de Moisés implicam num segundo passo: "...tu as inculcarás a teus filhos" (Dt 6.7).

A palavra inculcar significa imprimir a Palavra de Deus na mente e no coração da criança. Converse com seu filho sempre que houver oportunidade, diariamente, sentado em sua casa, andando pelo caminho, quando vocês levantarem e quando forem deitar.

Pai, enquanto seus filhos forem pequenos, o privilégio de ler para eles será inteiramente seu. Você é a pessoa escolhida para conversar com eles sobre a Palavra e seu significado na vida. Você deve ajudá-los a decorar versículos, a entender o que querem dizer e ensiná-los a aplicá-los no dia-a-dia. Uma sugestão. Que tal Hebreus 13.6 para começar?

Vida com Deus

Em Deuteronômio 6.8,9 ressaltamos a necessidade de uma constante aplicação da Palavra de Deus: ...também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas".

"... As atarás como sinal na tua mão", indica que toda ação deve ser baseada no ensino das Escrituras.

"... E te serão por frontal entre os olhos" - todo pensamento e decisão devem ser submetidos à Palavra.

"...umbrais e portas" - uma exortação para que em tudo, absolutamente em tudo, obedeçamos às Escrituras.

Os filhos precisam perceber, assistir, testemunhar a Palavra de Deus sendo aplicada, sem reservas, na vida familiar, no calor do cotidiano. Lições eternas são aprendidas à beira da cama, antes da criança dormir, quando ela conversa e ora com seus pais. Pela manhã, no carro, a caminho da escola, o simples observar da natureza e a menção do poder, amor e graça de Deus para conosco, perpetuam-se inesquecivelmente na lembrança.

Se você morresse, qual o legado que seu filho receberia de sua parte? Jesus mostrou-nos a maior e melhor herança que podemos dar a eles: amar a Deus de forma integral e completa, de coração, alma e força.

Caro pai, espero que esse seja um desafio prioritário em sua vida!

 ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário