terça-feira, 16 de junho de 2009


O Pão de Lágrimas

Qual é o pão que Deus nos oferece? O salmista fala de um pão no salmo 78 e de outro pão no Salmo 80. O primeiro parece maravilhoso: é o pão dos céus, também chamado de pão dos anjos."... Fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu. Comeu cada qual o pão dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar. (Salmo 78.24-25). O segundo parece amargoso: é o pão de lágrimas. "Dás-lhe a comer pão de lágrimas e a beber copioso pranto".(Salmo 80.5). Tão diferentes assim, podem sair do mesmo Padeiro?

Embora sejam muito diferentes quanto ao gosto, ambos são fabricados pelo mesmo Deus, mas com propósitos diferentes e em circunstâncias diferentes. O segundo pode não ser muito agradável ao paladar mas é extremamente necessário em certas ocasiões.

O pão de lágrimas, também chamado pão da adversidade ou pão de dores ou pão deangústia. "Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, contudo, não se esconderão mais os teus mestres..." (Isaías 30.20), tem propriedades terapêuticas e é indicado em caso de profunda crise de fundo religioso a moral. Esse pão de lágrimas dissolve o orgulho, o compromisso pecaminoso, a incredulidade, a rebelião. E recoloca o paciente nos caminhos do Senhor.

Pão de lágrimas nada mais é do que aquele pequeno ou longo período de confusão mental, de desassossego, de tristeza íntima, de medo, de desalojamento, de enfermidade, de reveses sérios na família, de apreensões econômicas bastante aflitivas, de incerteza. O próprio salmista sabe o que é comer o pão de lágrimas ou beber o copo de lágrimas: "Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia a de noite" (Salmo 42.3). Depois de produzir os efeitos necessários, a medicação é sempre suspensa, voltando-se, então, para o pão dos anjos!

______________________________
Texto Extraído da Revista Ultimato

Medite:
"Declarou-lhes, pois, Jesus:
Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome..."
(João 6:35)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário