quarta-feira, 28 de outubro de 2009



Hamilton Petito

“Tudo tem Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1)

Esse versículo nos faz lembrar que não há acasos, pois Deus tem um propósito para cada acontecimento. Nem mesmo o sofrimento ocorre por acaso. Também ele tem um propósito.

Para os ímpios, os propósitos seriam:
1) Manifestar o caráter Santo de Deus. As dores e angústias ocorrem como conseqüência das transgressões praticadas pelos ímpios.
(Sl 107.17) “Os estultos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniqüidades, serão afligidos”.
2) Levá-Los a viver uma vida reta. O sofrimento que Deus permite aos ímpios tem essa finalidade.

(Is 26.9) “Com minha alma suspiro de noite por it e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça”. (sublinhado meu),

Em relação aos propósitos do sofrimento entre os cristãos, objeto principal desta reflexão, podemos considerar os seguintes:


1) Levar o crente de Volta ao caminho reto.
(Pv 3.11-12) “Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem AMA, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”

Quando sofremos devemos pedir a Deus para nos mostrar o caminho reto a seguir, para nos ajudar a reencontrá-lo.

O sofrimento não representa que Deus nos abandonou, mas sim que, por nos amar, quer que reencontremos o melhor caminho, o caminho da vida.


2) Desenvolver nos cristãos a capacidade de compaixão pelos outros.
(2 Co 1.4-5) “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em Grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.”

Esse texto de Paulo nos ensina que é Deus quem nos conforta no sofrimento. Nós cristãos sabemos que em algum momento iremos passar por tribulações (Jo 16.33), porém é com Deus que esse sofrimento é aliviado; afinal, “Deus é o Pai das Misericórdias e o Deus de toda consolação”.

Em relação aos outros, o sofrimento nos ensina a consolar e a confortar, assim como Deus faz conosco. Diferentemente de Deus, que tudo conhece sem ter experimentado, nós humanos necessitamos aprender a sentir o sofrimento para entendermos como o sente o nosso irmão.

Deus enviou Cristo para que a nossa consolação transborde por meio Dele.


3) Confirmar o valor da fé.
(1 Pe 1.6-7) “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;”

O sofrimento do cristão é o meio que Deus USA para fazer o crente crescer na própria fé. Pedro compara o sofrimento à ação do fogo. A ação do fogo é múltipla, pois destrói, consome, aniquila, porém a Escritura se refere a ele como elemento purificador, que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado.

O nosso “fogo” está representado pelo sofrimento e está longe de ser uma experiência agradável.
Esse sofrimento para confirmação da fé vem quando necessário; nem todos cristãos precisam experimentá-lo, pois, poderemos “... Ser contristados por várias provações...". O sofrimento não é algo inevitável, obrigatório ou necessário e quando ocorre não dura para sempre.


4) Aperfeiçoar o caráter cristão.
(Rm 5.3-4) “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”.

Nesse texto Paulo afirma que o sofrimento é um meio que Deus USA para aperfeiçoar o caráter dos cristãos. A palavra “perseverança”, em grego, pode também adotar o sentido de paciência, persistência, constância.

Em geral crescemos e amadurecemos quando estamos sob dificuldades, sob tribulações. O sofrimento termina por desencadear uma reação em cadeia:

Sofrimento - perseverança - experiência (caráter provado) -
Firmeza - constância - paciência - esperança

Para o cristão o sofrimento faz surgir o poder da esperança, ligando o presente ao futuro vitorioso e duradouro, pois não podemos esquecer da duração curta do sofrimento, da provação, em contraste com a alegria eterna da vida espiritual daquele que é salvo.

Devemos nos lembrar da promessa de Deus: que o sofrimento do cristão durará pouco, como disse o salmista (Sl 30.5) “... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.

Para finalizar, todo cristão diante do sofrimento, das dificuldades e das aflições, deve repetir com convicção e junto com o salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. (Sl 42.5).


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário