terça-feira, 7 de julho de 2009


Como Pode um Marido Ajudar Sua Esposa a Crescer em Cristo?

(How a husband can help his wife grow in Christ?)




Esta é uma tradução e adaptação, Por Hélio e Valdenira,
De um capítulo de "The Complete Husband",
Livro de Lou Priolo.

10 idéias

Nota do editor: Há uma passagem no livro de Efésios que soa um bocado estranha a muitos dos crentes brasileiros do século XXI:

"25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5:25-27 ACF)

A passagem soa estranha a muitos de nós porque nós vemos que é uma clara diretriz dada aos maridos, mas nós não sabemos realmente o que ela significa. O que significa você “santificar” a sua esposa? E como um marido poderá fazê-lo?

Seção especial - Amando a sua esposa

Quanto à primeira pergunta: “O que significa santificar minha esposa?”, Lou Priolo, em seu livro The Complete Husband("O Marido Completo"), explica: “Como líder espiritual dela, você deve 'colocá-la à parte, colocá-la separadamente' (isto é, fazê-la santa), purificando-a através das Escrituras. Você deve ajudá-la, com a Palavra, a remover suas manchas e enrugamentos espirituais e quaisquer [outras] coisas (v.28) que não se conformem com a imagem de Cristo. A maneira que você faz isto é obedecendo e usando a Palavra de Deus em todo o seu lidar com ela.”

Para os maridos cujas esposas conhecem as Escrituras melhor do que eles, Priolo diz: “Mantenha em mente que Deus fez de você o líder espiritual de seu lar, e o encarregou com a responsabilidade de purificar sua esposa com a Palavra. Apenas isto já deve responder à sua pergunta. Você pode ensiná-la porque Deus requer de você fazer assim como a cabeça espiritual de seu lar (1 Coríntios 14:35).”

Priolo fornece também algumas sugestões e modos de como um marido pode santificar sua esposa pelas Escrituras:

1. Certifique-se de que sua esposa tem bastante tempo, em sua programação diária, para o estudo da Bíblia e para a oração. Isto pode envolver você se levantar mais cedo [claro, dormindo mais cedo também] ou rearranjar sua programação de modo que você possa prestar atenção às crianças durante este tempo.

2. Invista tempo com ela, regularmente, no estudo da Bíblia.

3. Peça a ela para memorizar uma porção das Escrituras juntamente com você e para cada um dos dois poder cobrar do outro e cada um ter que prestar contas ao outro.

4. Faça e explique suas decisões com base nas Escrituras.

5. Elogie-a por todas e quaisquer das características de caráter bíblico que ela possua (reverência, auto-controle, discrição, amor, alegria, paz, etc.).

6. Esteja seguro de que você nunca a critica (reprova) a não ser sobre fundamentos bíblicos [e com a atitude correta de coração, no local e tempo adequados], incentivando-a a fazer o mesmo com você.

7. Incentive-a a ser fiel em seu comparecimento à igreja, onde ela pode se sentar sob a fiel pregação e ensino da Palavra. Seja um bom exemplo de, fielmente, você mesmo comparecer à igreja.

8. Incentive-a em outras oportunidades que ela possa ter de estudar as Escrituras (individualmente ou com outras).

9. Faça da hora do jantar um tempo agradável para trocarem opiniões sobre a verdade bíblica e aplicações pessoais das Escrituras

10. Determine quais áreas na vida dela ela mais deseja mudar e e porque as deseja mudar. Use estas áreas como trampolins para juntamente procurarem as respostas de Deus (assegure-se de que você também dirá a sua esposa as mudanças que você gostaria de ver em sua própria vida e de procurar sua ajuda e orações).

.

domingo, 5 de julho de 2009




Rev. José Kleber Calixto

O novo dicionário do Aurélio diz que a palavra “impossível” significa “incapaz de ser, de fazer ou de acontecer”. Com certeza não há dicionários (são dispensáveis ali) no céu, mas se houvessem, estes não conteriam essa palavra porque para Deus não há impossíveis.
Às vezes temos problemas que parecem absolutamente insolúveis e inalteráveis e a nossa tendência é “medir” Deus pelo tamanho de nossas limitações. Contudo, nenhum problema é maior do que a capacidade do Deus Todo-poderoso de resolvê-los. Ele é maior do que toda montanha que qualquer um de nós venha a enfrentar em qualquer tempo. Há algumas afirmações da Palavra que nos leva a crê o nosso Deus é o Deus dos impossíveis.

1. A Palavra de Deus Nos Assevera que o Senhor é Deus das Coisas Impossíveis: Jeremias 32:17
“Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa. Ou seja, se Deus foi capaz de criar o sol, a lua, as estrelas e todos os planetas do nada e conservá-los em contínuo movimento em suas trajetórias especificas, não é óbvio que Ele pode resolver todos os problemas que qualquer um de nós possa ter? O Deus que fez o mar vermelho se abrir pode por acaso conhecer alguma impossibilidade? O Deus que fez Seu Filho nascer de uma Virgem (coisa absurda cientificamente) por acaso encontraria alguma dificuldade? "Eis que Eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para Mim", (Jr 32:27).

2. Nada é Impossível para Deus Porque se Alguma Coisa Lhe for Impossível, Então Ele Não é Deus.
Nenhuma montanha é alta demais para Ele escalar, ultrapassar porque Ele é Deus. Quando não podemos ver nada, Ele pode e nos mostrará o caminho lançando luz sobre as nossas veredas porque Ele é Deus. Quando o caminho é tortuoso, Ele pode endireitar e torná-la vereda de justiça por amor do seu nome porque ele é Deus. Por mais que ousadamente pensemos sobre a grandeza de Deus, Ele ainda é e sempre será muito maior por mais que o peçamos, por maior que seja a nossa aflição. Ele pode fazer muito e muito mais do que imaginamos que possa: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós(Ef 3:20),

3. Nada é Impossível para Deus Porque Jesus Já Obteve Vitória Sobre Todos os Nossos Problemas.
“...No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo“ João 16:33. No mundo, nesse sistema conjuntural de coisas nós temos tribulações, provações, tristezas, frustrações. Mas a Palavra do Senhor nos encoraja a termos bom ânimo, a sermos confiantes, resolutos, destemidos porque Ele já venceu por nós todas essas realidades. Neste sentido, o que nos compete é tão somente desviar nossa atenção dos nossos insignificantes problemas que nos cercam e dirigi-la Aquele que é o único Todo-poderoso e Supremo Vencedor de todas as nossas lutas e aí conservá-la.
Não há limites para aquilo que o nosso Senhor pode fazer e que fará, se tão-somente n´Ele confiarmos com fé forte e inabalável.
Que Deus nos abençoe!

.