quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


Deus Está a Procura de Um Jovem

Roberto de Alcantara Laurindo

Pré-Introdução: Abordar o evangelho descompromissado que vem sendo adotado pelos Jovens.

Texto: Gênesis 39: 1-12

Alvo: Trazer a memória o comprometimento bíblico de um jovem com Deus.

Introdução

Biografia de José: Undécimo filho de Jacó, sendo o mais velho de Raquel. Nascido em Pada-Harã. (Gn 37) Relatar a história de José...
Relatar o contexto do texto...

ESBOÇO

1 - Disposto a se Comprometer

1.1- Com a Mudança de sua Própria Sorte (Vs. 1)

Comentários: Ao lembrarmos da vida de José, vemos um jovem mimado em sua infância vendido por seus irmãos como fruto de uma família desustruturada. (Vs. 1) Gn 37 Aos 17 anos, José era um jovem escravo dos ismaelitas e posteriormente de Potifar, sua família o tinha como morto, sua vida estava humanamente fadada ao fracasso... Ao invés de se abater com as adversidades, o jovem José se comprometeu com a mudança de sua sorte, submetido ao Senhor, lutou para transformar sua vida outrora condenada ao fracasso, em uma vida vitoriosa! Assim como José, podemos transformar o maior problema na maior oportunidade de vitória! Deus está a procura de Jovens como José, Jovens que, ao invés de se abaterem com as dificuldades impostas pela vida, estejam comprometidos em mudarem suas sortes, alcançando seus sonhos e objetivos!
Ver Juízes 11: 1-3 (Jefté vence os amonitas)


1.2 - Com a Pureza de um Caráter Cristão (Vs. 7-9)

Comentários: Além de ser o jovem mais formoso e saudável de sua época, José era um moço possuidor de um caráter irrepreensível e santo. Quando na ausência de Potifar, José teve sua fidelidade ao Senhor posta a prova... (Vs. 7-9) Deus está a procura de jovens como José, jovens possuidores de um caráter puro, comprometidos com uma vida íntegra dedicada ao Senhor. O Espírito de Deus deseja habitar no coração de jovens que abominem o pecado, espelhando o Reino de Deus por intermédio de suas próprias vidas.
Ver I Timóteo 6: 11 (conselho de Paulo ao Jovem Timóteo)


1.3 - Com o Preço a ser Pago (Vs. 12-15)

Comentários: O jovem José tinha consciência do preço a ser pago por sua fidelidade ao Senhor. Ao rejeitar a proposta sedutora da mulher de Potifar, deixando parte de suas vestes em suas mãos, José foi acusado de atentado ao pudor sendo condenado ao cárcere. (Vs. 12-15/ 20) Deus está a procura de jovens como José, jovens que estejam dispostos a pagarem o preço em suas Escolas, empregos e famílias, renunciando os prazeres do Mundo por amor a Jesus!
Ver I João 2: 15-17 (amor ao mundo)


1.4 - Com uma Vida marcada por seu Favor (Vs. 2-5/20-23)

Comentários: Devido a sua fidelidade e comunhão, o jovem José desfrutava do favor e da provisão de Deus. Seja em sua infância, no cárcere ou na Corte, a Bíblia revela que a mão de Deus era com José para abençoá-lo! (Vs. 2-5/ 20-23) Deus está a procura de jovens como José, jovens que queiram desfrutar de uma vida abençoada, próspera e feliz, fruto decorrente de uma vida consagrada ao Senhor! (Isaías 1:19-20 ) Após experimentar a “super proteção” de seus pais, a inveja e o abandono de seus irmãos, a aventura nômade pelo deserto, e o cárcere no Egito, o jovem José pode constatar que em Deus ele alcançara forças para vencer todas as adversidades! ( I João 2: 14) Aquele moço excluído e fadado ao fracasso, nas mãos de Deus tornou-se Governador do Egito e salvador de sua própria família! (Gn 41: 37-41 / 47: 1) Deus está a procura de jovens como José, jovens que queiram desfrutar de uma vida vitoriosa, consequência natural na vida daqueles que se submetem ao senhorio do Senhor!
Ver Romanos 8: 37-39 (mais que vencedores)


Conclusão

Na vida de José, podemos constatar um jovem compromissado com Deus e com sua palavra. Alguém que não se conformou com as dificuldades lhe impostas pela vida, um moço corajoso e disposto a pagar o preço de ser crente em sua época. Talvez, você também se identifique com José, estando disposto a desfrutar do favor do Senhor por intermédio de uma vida realmente consagrada. Siga o exemplo do jovem José, seja um jovem identificado e compromissado com Deus!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário