domingo, 13 de dezembro de 2009


Josué, Um Exemplo de Homem

Elizabete Bifano

“Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que lhe sobrevieram e que sabiam de tudo o que o Senhor fizera em favor de Israel. (Js 24.31)

Sem dúvida alguma, Josué foi um homem coerente, um líder exemplar – à frente do povo de Israel e da família. Um homem verdadeiramente temente a Deus.

Os pais são “espelhos” para onde os filhos olham. Creio que Josué é um “espelho” a ser olhado e imitado pelos pais.

Josué foi um líder à frente do seu povo e o conduziu com honra. O homem tem a função na família de ser o líder. Isto é saudável para todos, principalmente para os filhos. Através da liderança do pai eles aprendem a ter obediência e temor – temor, não terror ou medo.

Aprendem a conhecer Deus como Pai e amá-lo. Sentem-se protegidos e seguros diante da firmeza de conduta do pai.

Josué não se acovardou diante de uma multidão idólatra; antes, chamou o povo à responsabilidade e os confrontou. E para isso, usou o próprio exemplo e o de sua família. Eles haviam feito a escolha de servir a Deus, independentemente do que as outras pessoas escolheriam. Aos homens foi dada, por Deus, a tarefa de ser também o líder espiritual do lar.

Temos visto muitos e muitos homens abdicando deste dever e deixando uma lacuna a ser preenchida pela esposa ou não sendo preenchida. No lar, fica a brecha aberta às ciladas de Satanás – para si mesmo, para a esposa e para os filhos. É preciso que os homens assumam esta sua responsabilidade diante de Deus e de seus filhos.

Josué viveu de acordo com a vontade de Deus durante todos os dias de sua vida. O exemplo deste homem foi tão coerente e contundente que todos os líderes que conviveram com ele e lhe sobrevieram na liderança, foram fiéis ao Senhor e conduziram o povo na fidelidade também.

Creio que aqui cabe uma pergunta a você, pai: A quantas anda, diante de seus filhos, seu exemplo como homem, como esposo, como servo de Deus? Sua conduta de vida cristã tem sido coerente, digna e contundente?

Josué foi sábio ao relembrar tudo quanto Deus havia feito por Israel no passado. Uma das melhores maneiras de influenciar e incutir na mente dos filhos o poder de Deus é através de histórias reais, de história de vida. Israel havia tido experiências grandiosas com Deus.

Quando seus filhos ouvem as experiências grandiosas que você, pai, teve com Deus, ao longo de sua vida, certamente aprendem a lição de que Deus cuida, protege, alimenta, veste, disciplina, abençoa.

Pais, líderes como Josué, é o que todo filho precisa. Josué lutou e venceu; acreditou e conquistou. Conquistou a terra prometida. Quando morreu, deixou um exemplo. Para a família, para os filhos, há muitas promessas de Deus.

Nosso Pai ama a família e deseja harmonia e felicidade para ela. Diante da família está você, pai, com muito trabalho a fazer, com muitas lutas a vencer. É preciso ter fé e se apropriar das promessas do Senhor. Assim, certamente, a conquista de uma família harmoniosa e feliz é certa.

Que vejamos cada vez mais pais sendo líderes como Josué.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário