terça-feira, 21 de abril de 2009

Como Saber a Vontade de Deus

Pr. Steve Pittman

Hoje em dia, há muitas pessoas que querem saber qual é a vontade de Deus para as suas vidas. Com grande espanto verificamos que até mesmo entre os pastores e missionários parece ser difícil saber e entender a vontade de Deus.

Mas não é assim que nos diz a Bíblia. Deus nos manda seguir Sua vontade e a Bíblia está repleta de personagens que fizeram ou não a vontade de Deus.

Há, porém, uma coisa acontecendo que é muito mau. Pessoas estão culpando a Deus por certas coisas que acontecem das quais Ele não tem nada a ver com o ocorrido. Um bom exemplo disso é o fato de que pastores estão pulando de igreja para igreja, dizendo para todos que é a vontade de Deus, nunca param num determinado lugar para fazer um trabalho bem feito, um trabalho digno. No entanto, dizem que Deus falou, Deus liderou, etc.

Jeremias 23.26 diz: “Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?” e Jeremias 23.28 diz: “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o Senhor”. Jesus falando ao povo citou Isaías 29.10 em Marcos 7.6 – “Bem profetizou Isaías, a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Vamos honrar o nosso Deus não somente falando, mas conhecendo e fazendo a Sua vontade. Nós temos que saber a vontade do Senhor e fazer a nossa própria vontade. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.6-9).


I. A Vontade de Deus Nunca Irá Contra a Sua Palavra

Veja as seguintes referências:

Salmo 138.2 – Deus tem magnificado acima de tudo a Sua Palavra, bem como o Seu Nome. Ele não irá mudar para podermos encaixar a nossa vontade.

Josué 1.7,8 – Se quisermos ter vidas bem sucedidas não podemos desviar da Sua Vontade ou Palavra nem para a direita nem para a esquerda.

Salmo 119.4 – Ele nos deu Seus mandamentos que o cumpramos a risca.

Isaías 30.21; Rm 8.14 – O Espírito Santo vai nos guiar na Perfeita Vontade de Deus.


II. A Vontade de Deus Nunca Gerará Dúvidas

Romanos 14.2,3 – O que não é de fé é pecado. É um princípio da Palavra de Deus. Se tivermos dúvida sobre qualquer coisa, devemos orar até termos certeza se é ou não a Vontade de Deus.

Tiago 1.5-8 – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Verso 5 – Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus;

Verso 6 – Pede em oração, mas a oração da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, Hebreus 11.6. Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, pois é instável.

Verso 7 – O homem instável não deve se enganar, pois de Deus nada vai receber.

Verso 8 – Ele quer servir a dois senhores: a sua própria vontade e a de Deus, mas é um homem inconstante em todos os seus caminhos ou em tudo o que faz.


III. A Vontade de Deus Sempre Trará a Paz

Esse é o outro lado da moeda. A Vontade de Deus nunca traz dúvida e, sim, sempre a paz.

I Coríntios 14.33 – Deus não é de confusão e sim de paz. É doutrina, é simples.

I Coríntios 7.15 – “Deus vos tem chamado a paz”, outro princípio.

Colossenses 3.15 – “Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações”. Se fizermos as coisas segundo a paz de Cristo seremos muito mais felizes e faremos muito menos erros.

Filipenses 4.6 – a Bíblia nos deu ordens para não andarmos ansiosos em coisa alguma. Jesus também falou o mesmo em Mateus 6.25,31. Não devemos andar ansiosos, mas devemos orar procurando saber a vontade de Deus. Isso concorda com Efésios 5.17, que diz que devemos procurar compreender qual a Vontade do Senhor.

Filipenses 4.7 – Se fizermos isso, é dito que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus”.


IV. A Vontade de Deus Sempre Trará Honra e Glória a Deus

I Coríntios 10.31 – Qualquer coisa que fazemos, até as coisas comuns do dia, devem ser feitas para a glória de Deus.

Colossenses 3.17 – “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

I Pedro 4.11 – “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as cousas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos do séculos. Amém”. (grifo meu).

Judas 24,25 – Ele merece toda a glória.

Para concluir, podemos verificar em Romanos 12.1,2 que nós devemos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus. Devemos fazer isso irmãos, pois Jesus nos salvou para fazermos a Vontade de Deus e não a nossa própria vontade.

Gálatas 5.16,17 fala que nós devemos andar no Espírito e não na carne, para que nós não venhamos a fazer o que seja da nossa própria vontade.

“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Coríntios 5.15).

Que Deus abençoe você e que este pequeno estudo possa lhe ajudar.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário