quinta-feira, 9 de abril de 2009

Conflitos na Comunicação II

Pr. Cleververson de Abreu Faria

Conselho De um Pai Sobre Como Lidar com os Conflitos


Salomão foi um pai que acompanhou a vida de seus filhos e tratou com toda a clareza questões importantes e delicadas. Vamos verificar algumas dessas questões:

A) Despertar do Desejo Sexual
A maioria dos pais sente constrangimento quando precisa falar com os filhos sobre este tema, e é justamente neste conflito que muitos jovens arruinam a sua vida. 

Uma pesquisa mostrou que a maioria das mães solteira nunca teve sequer um diálogo com suas mães sobre o desejo sexual. Uma mãe solteira contou que, uma única vez quando criou coragem para falar sobre este assunto, sua mãe, lhe respondeu: “Vai criar vergonha, filha, vê se ocupa a cabeça com outra coisa”. E quando a mãe mais tarde constatou que a filha estava grávida, ela expulsou-a de casa. 


Salomão acompanhou a vida

de seus filhos  e conversava

com eles sobre seus problemas!

Salomão falou com seus filhos sobre este assunto. Ele mostrou os passos do caminho da depravação e sobretudo os passos de uma vida sexual dentro dos princípios da Palavra de Deus

Vida sexual conforme os princípios do mundo: 
1) Começa de forma agradável, como o mel (Pv 5.3);
2) Depois vem a amargura (Pv 5.4);
3) A consequência física é a morte (Pv 5.5);
4) O destino final é o inferno (Pv 5.5). 

Vida sexual conforme os princípios de Deus: 
1) Alegria com a própria esposa, depois do casamento (Pv 5.18);
2) Prazer e atração física constante não só no primeiro momento (Pv 5.19);
3) Fidelidade ao cônjuge (Pv 5.20);
4) Consciência de que o Senhor está presente nesta área também (Pv 5.21).

Uma conversa franca com os filhos, mostrando que o caminho real e permanente do prazer é aquele que Deus aponta, e que portanto Deus não é um “desmancha-prazer”, certamente ajudará a muitos jovens na sua conduta moral.

B) Vida profissional: 
Salomão, sendo riquíssimo, poderia muito bem, se quisesse, permitir que seus filhos fossem ociosos. Porém, ele não poupou a seus filhos, antes lhes ensinou a importância do trabalho (Pv 6.6-11). 

Ele os mandou para junto das formigas para aprenderem a ter responsabilidade própria. O trabalho valoriza a vida da pessoa. Os pais devem ser responsáveis também pela vida profissional e pela disposição pelo trabalho dos filhos, que, no futuro, terão vida independente. As responsabilidades poderão ser pequenas inicialmente, e devem aumentar gradualmente. Pais, que sempre fazem tudo para os seus filhos, os preparam para o fracasso.

C) A pergunta do casamento: 
Salomão mostra a seus filhos que uma escolha mal feita pode resultar numa vida conjugal sob constante tensão. “O gotejar contínuo em dia de chuva, e a mulher rixosa, uma e outra são semelhantes” (Pv 27.15). No capítulo 31 ele fala das características da mulher virtuosa. Acima de tudo, Salomão mostra que a questão do casamento deve ser dirigida pelo Senhor: “A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente” (Pv 19.14). Os pais podem ajudar os filhos mostrando muitos critérios na escolha do futuro cônjuge, no entanto, somente o Senhor pode dirigir na escolha da pessoa certa. 

Pai: Você tem levado a questão do casamento dos seus filhos perante o Senhor?

D) Vida Espiritual e Recomeço após Fracassos: 
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Pv 3.5). A parte mais enfatizada por Salomão é o Temor do Senhor. “No temor do Senhor há firme confiança, e ele será um refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” (Pv 14.26-27). Os filhos devem aprender desde cedo a importância de uma vida de dependência e submissão a Deus. 

Quanto tempo, você pai, toma para uma vida devocional em família, para uma conversa franca sobre a fé em Deus no vosso lar?

Salomão é realista e sabe que seus filhos terão horas de fracasso, e por isso ele aponta a importância de um novo começo depois do fracasso. “O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará, mas os que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

Pais, vocês têm sido como Salomão e dedicado tempo de sua vida para tratar desses e outros assuntos com seus filhos? Se a resposta for um não, reverta este quadro!
 

Adaptação da Revista Amados... no 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário