segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Meretriz de Escarlate

Pr. Cleverson de Abreu Faria

Ap 17.3-5 

Nesse capítulo é dada ao apóstolo João uma das mais importantes profecias para entendamos a razão de ele expor um sistema religioso único e universal, que unificará todas as falsas religiões. Mediante esse sistema o anticristo se apossará do mundo – começando com Roma, da qual fará sua sede e depois Jerusalém.

 

Em Ap 17.6-7 notamos que o fato de aparecer esta mulher – Mistério Babilônia – cavalgando a besta, indica que ela está no domínio. Historicamente, esta “religião” tem dominado muitos impérios. Ap 17.9-10.

 

João fala de sete reinos, cinco dos quais caíram. Precisamos examinar que cinco reinos foram estes que caíram, sobre os quais esta religião misteriosa da Babilônia exerceu autoridade:

 

O primeiro grande reino, sobre o qual a religião babilônica tinha grande ascendência, foi o caldeu. A segunda potência mundial, o Egito. O terceiro reino, Babilônia. O quarto reino, o império medo-persa e o quinto, o império grego.

 

João diz que “caíram cinco, um existe”. O reino presente ao tempo em que João escreveu o livro de Apocalipse era Roma.

O outro reino “que ainda não chegou” refere-se ao Império Romano a ser revivificado.

 

Esse sistema (Mistério Babilônia) dominará a besta, ou seja, o Grande Ditador que estará a testa da Confederação das dez nações.

 

Esta meretriz não é só um sistema, como é também uma cidade. Não há dúvida quanto a localização desta cidade – era Roma. Está declarado que a mulher se assenta (ou governa) em sete montes. Roma é a cidade das sete colinas. É lá que o sistema religioso vai reinar por um tempo em coalizão com o sistema político.

 

A Bíblia nos fala do fim deste sistema:

Ap 18.2 mostra que a destruição do sistema religioso terá duas fases. A primeira “queda” refere-se à destruição do sistema religioso pelo ditador. No meio da tribulação, no fim de tr6es anos e meio. A segunda “queda” significa o súbito extermínio da cidade de Roma.

 

1)      O dragão dá o seu poder ao anticristo.

2)      A segunda coisa a ser dada a este homem é um trono. Significa governo universal.

 

Conforme Ap 13.3, este líder mundial receberá um golpe fatal que será curado miraculosamente. Da noite para o dia se tornará proverbial no mundo inteiro. Antes, porém, de falecer, será recuperado dessa crise. Será algo que causará tremenda surpresa no mundo inteiro.

 

Podemos fazer uma comparação com a morte trágica de John F. Kennedy. Imagine-se o que teria acontecido se o Presidente dos EUA depois de baleado e declarado morto, voltasse à vida! O impacto de tal notícia abalaria o mundo.

 

Ap 13.14 fala do Falso Profeta que será sócio do grande Ditador Romano.

 

Anticristo: sua personalidade será de magnetismo, terá atrativos pessoais e será poderoso orador. Será capaz de hipnotizar os auditórios coma sua oratória.

 

O anticristo fará a si mesmo deus – exatamente como os Césares fizeram. Proclamar-se-á deus. Exigirá que lhes prestem culto e se assentará no Templo de Deus (2Ts 2.4).

 

Será dado a ele autoridade absoluta no poder de Satanás por 42 meses. Este período fará que os regimes de Hitler, Mão e Stalin pareçam, comparativamente, um Grupo de Escoteiros a tecer um cordão de margaridas (Ap 13.5-6).

 

Ap 13.7. Aqui encontramos uma pergunta de imenso significado e ensino. Como este ditador, o anticristo, vencerá os santos se estes não estão mais na terra? Aqui é o tempo da tribulação é a Igreja de Cristo já fora arrebatada para o encontro com o Seu Senhor nos ares para o Bema, o tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro. A resposta para esta pergunta: estes serão aqueles que irão crer em Cristo durante o período da tribulação.

 

O anticristo, entretanto, vai desencadear uma perseguição total contra esse povo. “Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação” (Ap 13.7b). Será ditador, com poderes absolutos, do mundo inteiro!

 

Quem vai adorá-lo? (Ap 13.8) “Todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

 

Seu aliado: O Falso Profeta (Ap 13.11-18).

O Falso-Profeta será um judeu, talvez da tribo de Dã, um dos progenitores do povo de Israel. Será um perito em magia satânica. Será um João Batista diabólico. Auxiliará e glorificará o Ditador Romano; proclamá-lo-á salvador do mundo e fará que o povo o adore como deus.


_

Nenhum comentário:

Postar um comentário