quarta-feira, 15 de abril de 2009

Alvos na Escolha de um Namoro Cristão

Pr. Cleverson de Abreu Faria

Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela” (Provérbios 30.18-19).

A escolha com quem você deve namorar deve ser tão importante que você jovem precisa estar consciente da vontade de Deus.

Vamos estabelecer alguns alvos para os quais possamos olhar na escolha para um bom namoro. Verificaremos alguns propósitos pessoais nos quais devo me basear para um namoro cristão sadio e aprovado por Deus:

1 – SOMENTE IREI NAMORAR UMA PESSOA QUE SEJA CRISTÃ, QUE TENHA JESUS CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2Coríntios 6.14).

Se duas pessoas namoram devem estar em comum acordo. Não há como andar junto com alguém que não tem os mesmos interesses, os mesmos pensamentos, resultando assim que a intimidade espiritual é destruída por valores opostos – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16); “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3).

2 – NOSSOS ALVOS DEVEM SER OS MESMOS
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).

Os alvos que Deus tem para minha vida, devem estar de conformidade com os alvos de Deus para a vida de meu(minha) namorado(a). Ambos devem procurar ajudar um ao outro para poderem crescer e obter maturidade em Cristo – “o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim” (Colossenses 1.28-29).

3 – CONDUTA DENTRO DOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1Tessalonicenses 4.3-8).

Procurem estabelecer uma conduta que seja adequada, digna de um cristão verdadeiro. Planejem suas atividades de modo que possam honrar a Cristo – “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17). Procurem ler juntos a Bíblia e orarem juntos também. O rapaz que não conseguir ser um “sacerdote” de sua namorada será um péssimo chefe de família.

4) – SEU(SUA) NAMORADO(A) É PROPRIEDADE DE DEUS
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Coríntios 6.19-20).

Deus tem o direito de fazer com seu(sua) namorado(a) o que Ele bem entender. Os planos de Deus não devem ser frustrados por meus próprios caprichos. Se, por acaso, o namoro não progredir, devo entender o propósito de Deus para isso e esperar nEle – “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.28-31).

5) – PROCURE TER AS QUALIDADES QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA
Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Descansa no SENHOR e espera nele” (Salmo 37.4-5,7).

Assim, você poderá assumir as responsabilidades de Esposo(a) quando Deus te mostrar a pessoa certa para sua vida.

Jovem: Siga os conselhos de Deus e terá um namoro abençoado e santificado por Ele. Vale a pena ser fiel!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário