sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Trajetória de Ascensão do Anticristo

Pr. Cleverson de Abreu Faria

O capítulo 7 de Daniel foi escrito em alguma ocasião do princípio do sexto século A.C., num tempo em que a Babilônia ainda era o império que dominava o mundo. Na primeira parte desse capítulo, foram mostrados ao profeta Daniel os sucessivos impérios que viriam ao palco da história e exerceriam poder sobre toda a terra.

Uma visão destes impérios também foi apresentada em Daniel capítulo 2. A chave para compreensão de tais impérios é dada em Daniel 2.39, onde ele prediz os sucessivos impérios que "dominarão" (literalmente, exercerão autoridade) sobre o mundo inteiro:

Ouro (Babilônia, rei Nabucodonosor) - cabeça de ouro, representado pelo leão, asas de águia.

Outro reino (Medo-Persa) - representado pelo urso.

Bronze (Grécia, Alexandre o Grande) - representado pelo leopardo, 4 cabeças.

Ferro (Roma) - representado por um animal - terrível e espantoso, dentes de ferro e 10 chifres.

Daniel 7.17 foi dito por um anjo: "Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra".

O capítulo 7 de Daniel, escrito antes da vinda de Jesus de Nazaré, era tido pelos escribas como o capítulo mais importante do Velho Testamento.

  

O Quarto Reino

Daniel 7.19. Este reino não foi identificado com nenhum animal, mas seria diferente de qualquer outro e muito mais feroz do que todos os anteriores.

Seria consolidado em duas fases:

Na primeira fase ganha autoridade e depois desaparece, apagando-se. Na segunda fase, o reino será na forma da confederação de 10 nações (Dn 7.20). Dez Chifres = 10 nações (Dn 7.24). 

Quando a Escritura diz "se levantarão daquele" significa com isto as 10 nações (dez reis) que sairão de Roma, uma vez que Roma era o quarto reino. Agora, quem é esse "outro"? É a besta, o anticristo.

Na história homens tentaram recompor o império romano: 

** Carlos Magno: 800 A.D. Seu "Império Romano" abrangia hoje as terras da França, Alemanha, Itália, Holanda e Bélgica. Foi coroado pelo Papa e recebeu o título de Imperador Carlos Augusto.

** Napoleão: outro Papa, Pio VII, fez uma viagem cansativa através dos Alpes até a Catedral de Notre Dame, em Paris, para colocar em sua cabeça uma coroa imperial, mas o novo e pequeno César arrebatou a coroa das mãos do Papa, coroando-se a si mesmo.

** Hitler: também tentou reconstruir Roma. Ele afirmou que o seu Terceiro Reich iria durar mil anos. 

À frente do Império Romano revivido estará um homem de tal magnetismo, de tanto poder e influência que por certo tempo será o maior ditador que este mundo já viu. Ele será um ímpio acabado, diabolicamente perverso (Ap 13.1-10). Encontramos em Ap 17.15 uma explicação: "As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas". Note o seguinte: ele emerge do mar, surge do caos das nações. Meretriz é referência ao sistema religioso a que este ditador está vinculado.

Semelhante a Leopardo, Urso e Leão. Para entendermos esse zoológico bíblico retrocedamos a Daniel: Daniel nos diz que da cultura do primeiro Império Romano dez reis se levantarão, e outro rei depois disso, diferente dos dez. Este vai subjugar três daqueles reis. Esse ditador romano, vai assumir o comando da confederação das dez nações. Sete dos reis ou chefes, submeter-se-ão de boa-vontade à autoridade desse ditador, porém três deles não farão isto, e assim serão derrotados por ele.

Dez chifres = se referem a esta confederação de dez nações.

Sete cabeças = os sete líderes que formam aliança ou coalizão com o anticristo.

 

Traços da Personalidade do Ditador:

Diz que a Besta (o ditador romano, o anticristo) será como leopardo, urso e leão (Ap 13.2). Oleopardo é ágil em agarrar a presa. Foi o império grego. Alexandre, o Grande, genial militar grego, era conhecido pela presteza com que subjugava seus inimigos. Era destemido e forte, uma cópia humana do grande leopardo. Foi um conquistador do universo, que levou seus exércitos aos pontos mais distantes do mundo conhecido nos seus dias. Urso, Medo-Persa, que foi conquistado por Alexandre. Este reino, semelhante ao animal seu exemplar, foi muito poderoso. Leão,Babilônia, é um tipo régio. Sua maneira de andar e de suster a cabeça da presa tem classe. Babilônia era uma monarquia de distinção. Seus palácios eram deslumbrantes e os seus "jardins suspensos" eram considerados uma das sete maravilhas do mundo. 

O Anticristo: por esse retrato vemos que sua conquista será rápida, será muito forte e poderoso, e ao seu redor tudo transpira segurança-própria e soberba.

 

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário