segunda-feira, 11 de maio de 2009


Manual Prático do Namoro Cristão
 

Tiago Monteiro*



Há muitos questionamentos sobre o que é permitido fazer em um relacionamento baseado nos conceitos cristãos. Pensando nisso, diversos modelos foram criados na tentativa de estabelecer parâmetros, mas, ainda assim, não foram bastante persuasivos a ponto de fazer cessar as dúvidas. De uma vez por todas, não cabe a um autor impor limites entre dois jovens que se amam, mas cabe a ele Dar luz sobre o que as Escrituras dizem a respeito disso. 

Buscando propósito na relação


O primeiro ponto a ser decido sobre uma relação é justamente perceber o objetivo dela. Segundo a psicóloga Elaine Cruz, em seu livro "Namoro é mais, Sexo é menos", o namoro é uma análise do outro para decidir se vale a pena entregar-lhe o coração. Diferentemente disso está o ato de "ficar", que significa ter uma relação sem propósitos onde o casal, movido por uma paixão baseada na atração física, não compartilha projetos de vida. Neste caso, é bom lembrar que o amor é racional, ato decisório e pessoal. Isto é, "o amor observa, é justo, alegra-se com a verdade e não tem mal em is mesmo". Portanto, o amor é uma emoção racional e a paixão um sentimento instintivo, movido pelo coração que, às vezes, pode ser enganoso.

Enganoso é o coração do homem mais do que todas as coisas e incorrigível. Quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e Provo a mente, e isto para Dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo o fruto das suas ações (Jeremias 17.10).

 

Com quem estou namorando?

O segundo passo a ser tomado é quem escolher. A Bíblia é categórica em relação a isso e atenta para que o povo de Deus não se misture com as trevas. A maioria dos jovens costuma usar a desculpa de que na igreja não há meninas/rapazes bonitas e, quando há, já estão compromissadas, porém, basta olhar os exemplos de pessoas que seguiram este pensamento para ver que passaram por muitos sofrimentos que poderiam ser evitados. Outro passo importante para escolher bem é compartilhar as visões de mundo com o outro a fim de perceber se há confusão de ideais. Quanto maior forem os sonhos pessoais, mais cuidadosos devem ser os critérios da escolha.

Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos. Pois que sociedade há com a justiça e a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas (2 Corintios 6.14).

Sem carícias

Existem limites para todas as coisas e no namoro não é diferente. Os limites entre o casal começam na dosagem do tempo, conciliando as atividades no trabalho, igreja, colégio e também os hábitos que precisam ser mudados. Com relação ao corpo, é preciso deixar bem claro quais são os pontos que não devem ser estimulados. Os namorados devem dialogar sobre o beijo, o toque e até o tipo de conversa que andam tendo. "Há frases que excitam mais do que carícias, e a maior prova disso é a existência do sexo pela Internet ou pelo telefone", comenta Elaine Cruz.
 
Cuidado com os toques

As áreas erógenas, ou seja, as áreas de estímulos sexuais devem ser evitadas. Para quem desconhece ou, pelo menos, finge desconhecer, são elas: as áreas erógenas femininas se concentram na nuca - especialmente atrás da orelha, nos seios, nas nádegas, no ânus e na vulva (genitália externa feminina, que compreende os grandes e os pequenos lábios, o clitóris, o orifício uretral e a entrada da vagina). As masculinas compreendem a nuca e o peito, a parte interna das coxas, as nádegas, o ânus e a genitália (pênis e testículos). 

A Bíblia possui diversos alertas sobre os desejos da mocidade (2 Timóteo 2.22) e quando se pensa em desejar, é possível encontrar uma relação íntima com o olhar. Ninguém deseja sem antes ter visto o objeto de desejo. Portanto aí vai alguns ensinamentos práticos: 

A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será bom. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas (Mateus 6.22,23)

Todo aquele que atentar para uma mulher para a cobiçar, em seu coração já cometeu pecado com ela (Mateus 5.28)

 

Caso, porém, não se dominem, que se casem, porque é melhor casar do que viver abrasado (1 Coríntios 7.9b)

 

De uma forma mais prática, para driblar os desejos da carne, o melhor a fazer é preencher a mente com coisas saudáveis. Segue abaixo opções:

-         Envolvam-se em trabalho na Igreja

-         Ocupem o tempo estudando ou produzindo algo útil

-         Pratiquem atividades esportivas

-         Cultivem amizades sadias

-         Evitem conversas licenciosas

-         Afastem-se de moças ou rapazes que se insinuam

-         Tenham uma vida de oração

-         Leiam a Bíblia, pois ela é a fonte que purifica o pensamento.

  

* Baseado no livro Namoro é mais, Sexo é menos

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário