segunda-feira, 25 de maio de 2009


Papel do Marido   

Não existem casamentos perfeitos, mas casamentos felizes. Casamento é uma renúncia constante, é Dar mais e cobrar menos. O segredo para um casamento feliz não é simplesmente achar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa e, ser a pessoa certa não é ser uma pessoa sem defeito, mas é ser humilde para reconhecer os erros e corrigi-Los.

A Palavra de Deus tem princípios que obedecidos trazem uma vida abundante para o casal. Os cônjuges precisam conhecer com clareza seus papéis. Onde não há ordem prevalece à anarquia, a confusão. Atualmente os papéis nos lares estão sendo desempenhados sem conhecimento.

Como um casal vocês serão envolvidos em um número quase infinito de atividades e responsabilidades. Cada casal deve discutir juntamente e decidir quem é mais competente para realizar quais tarefas. A designação das funções não deve ser feita com base no exemplo paterno, ou porque assim é esperado em seu grupo social ou por causa da tradição. O casamento é o centro de interesse da mulher. O marido é o chefe provedor, e tem mais autoridade que a esposa. Ela é uma amiga para seu marido. Ele a realiza e ela o assiste.

1 – Na LIDERANÇA – Efésios 5:23.

Princípio de liderança, não com atitudes egoístas, mas com humildade e amor. Ser o cabeça não é ser ditador. O Senhor Jesus nos guia, orienta, toma decisões para nós e assume responsabilidades por nós, sempre com um espírito de amor e alta consideração.

Se o marido não exercer a função de cabeça, quer por negligência, ou por ignorar o fato, quer por fraqueza de personalidade, ele estará condenando a esposa a toda uma existência de frustração emocional. Com o passar dos anos, essa mulher vai tornando-se dominante, neurótica e agressiva. É muito difícil para a mulher submeter-se a um marido que não quer ser o cabeça. O respeito como cabeça deve ser conquistado. Se os filhos não reconhecem o pai como cabeça do lar, toda a família corre riscos.

O marido deve levar em conta os sentimentos e idéias de sua esposa e dos seus filhos (quando estes já estão adultos). Muitas vezes ele irá concordar com os argumentos deles, o que não implica em diminuição de sua autoridade. Em outras ocasiões, porém, ele poderá rejeitar a contribuição deles e tomar uma decisão.

Cuidado com: falta de ternura, falta de educação, falta de sociabilidade, não compreender o temperamento da esposa, ser injusto nas questões financeiras, fazer freqüentes observações irônicas das esposas na presença dos filhos ou outros, ter falta de sinceridade e lealdade.

2 - Como aquele que AMA a ESPOSA – Efésios 5:25

Tendo como base o amor ágape (sacrifício). Sabendo que o amor é um sentimento, uma força motivadora que leva a ação, buscando suas características no livro de Primeiro aos Coríntios, no capítulo 13, versículos 4 a 8:

-          Paciente – perseverante, longânime.

-          Benigno – bondoso, deixando de lado a maldade, os insultos.

-          Generoso – tendo Grande prazer quando o cônjuge obtém sucesso na vida.

-          Humilde – deixando de lado o orgulho.

-          Atencioso – ser cortês, trata-Las como pessoas especiais.

-          Sem Egoísmo – dando lugar ao outro.

-          Afável – misericordioso, sem desarmonia, mau gênio ou irritabilidade.

-          Confiança – deixando de lado o ciúme, a insegurança.

-          Sincero – deixando a mentira for a.

Reavivando a chama do amor de tempos em tempos, ajudando nas tarefas caseiras, arranjando tempo para amar, expressando o amor verbalmente são necessidades como amado da esposa.

3 – Como o PROVEDOR do LAR – Gênesis 3:19

O homem desde o princípio é o responsável pelo sustento financeiro da família, como pela proteção física e psicológica. Se o marido não for o sustentador principal da família, isso se constitui uma ameaça à sua posição de chefe da Casa e à sua auto-estima. Existem exceções a essa regra, mas de duração apenas temporária, como por exemplo: durante um curso, uma especialização, um pequeno período de desemprego, etc.

4 – Como PAI e MESTRE – Efésios 6:4

A paternidade tem sido uma das principais funções do homem. O pai deve amar os filhos, deve instruir os filhos e discipliná-Los.

5 - Como o SACERDOTE do LAR – Efésios 5

O marido está para a esposa, como Cristo está para a Igreja. Se Cristo é o Sumo Sacerdote, o marido é o sacerdote da sua Casa. O marido deve ser um homem que busca a Deus e criar uma proteção aos seus filhos, resguardando-os dos males da vida.

6 – Como o PROTETOR da FAMÍLIA – I Pedro 3:7

Além da proteção física, o marido precisa proteger a esposa psicologicamente, trazendo respeito e aceitação, proteger os filhos psicologicamente, incentivando-os, elogiando-os. Proteger a família de filosofias erradas, que estejam for a da Palavra de Deus. Proteger a esposa e os filhos do problema da rebeldia, tratando com o desrespeito.

Para todos estes pontos acima o marido deve buscar ter:

PRESENÇA - Como liderar sem estar presente?

É importante que o marido trabalhe para ganhar o pão, mas também é importante que ele invista tempo em atividades com a família. Uma das características do pai moderno é sua ausência no lar. Muitos filhos quase não conhecem o pai porque a profissão, as atividades e interesses pessoais tomam a maior parte do seu tempo.

PRIORIDADE - Deixe-me enumerar algumas: pessoas antes das coisas materiais, o lar antes da profissão, a esposa antes dos filhos, os filhos antes dos amigos, esposa e filhos antes de si mesmo, parte espiritual antes da material.

PERCEPÇÃO - Você é um marido e pai perceptivo?

Através da sua presença e prioridade dedicada à família que o marido percebe as necessidades do lar. Sabemos que muitos filhos não conversam com seu pai devido à insensibilidade do pai.

PERSONALIDADE - Estabelecer alvos e cumpri-los. Saber dizer sim e não.

Que Deus nos ajude nesta missão maridos e pais.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário