sexta-feira, 8 de maio de 2009

 

Princípios Básicos para Fazer Decisões Acertadas

 

Pr. Cleverson de Abreu  Faria

 

 

EM SITUAÇÕES DUVIDOSAS:

 

Para o que Deus dá um Mandamento específico, não é difícil saber o que Ele requer. Mas há muitos aspectos em que não existem mandamentos específicos. Deixar de agir coerentemente nesses assuntos duvidosos pode facilmente minar a dedicação da pessoa a Deus. As seguintes indagações podem ser usadas como teste ao fazer decisões difíceis:

 

 

REQUISITOS:

 

 

Entreguei todos os aspectos da minha vida a Deus?

 

 

UMA ENTREGA TOTAL DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA É ESSENCIAL PARA SE SEGUIR O SENHOR.

 

 

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu prórpio entendimento. RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos: teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3.5-7 ).

 

 

Estou pronto a sacrificar meus desejos em favor da vontade de Deus?

 

 

O SACRIFÍCIO É UMA CONDIÇÃO BÁSICA AO DISCIPULADO.

 

 

Outros prestam bastante atenção quando uma pessoa tem oportunidade de escolher entre duas atividades de interesse igual. Ele está escolhendo uma atividade que oferece oportunidade de servir ao Senhor, ou uma atividade que não lhe permite fazê-lo?

 

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará” (Lucas 9.23,24).

 

 

 

PRINCÍPIOS BÍBLICOS

 

 

1.      Será Deus Louvado?

 

TUDO QUE EU FIZER DEVE GLORIFICAR A DEUS

 

A palavra glória significa “uma opinião, uma estimativa”. Aplicando-se este signifcado da palavra a Deus, a opinião favorável que os outros têm a respeito dEle, por causa da nossa vida exemplar resultará na glorificação do nome de Deus.

 

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10.31).

 

 

2.      Posso agradecer a Deus por esta atividade?

 

O PRÓPRIO JESUS APROVARIA MINHA DECISÃO?

 

“E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17).

 

 

3.      Será que pode me advir algum resultado espiritual desta atividade?

 

ELA DEVE MELHORAR MEU CARÁTER CRISTÃO

 

“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém (é proveitoso, vantajoso). Sim, tudo me é permitido, mas nem tudo é edificante. (Contribui para o caráter espiritual e o crescimento)” (I Coríntios 10.23)

 

 

4.      Eu ficaria aborrecido se não o fizesse?

 

“Tudo me é permitido, o que não significa que tudo seja bom. Tudo me é permitido, mas não devo ser escravo, seja do que for” (I Co 6.12)

 

 

5.      Levarei um crente mais fraco a pecar?

 

SOU RESPONSÁVEL A DEUS POR CRENTES MAIS FRACOS

 

O apóstolo Paulo declara que, se eu comer a espécie de carne que o novo cristão costumava oferecer aos ídolos, antes de se converter, e isso levá-lo a escandalizar-se, então devo abrir mão do direito de comer aquela carne. A vida espiritual da outra pessoa é muito mais importante do que qualquer atividade que eu possa justificar pessoalmente.

 

Quando eu enfraqueço um cristão mais novo estou pecando contra Cristo.

 

“Mas vede que essa liberdade não seja DALGUMA maneira escândalo para os fracos... pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. PELO QUE, SE O MANJAR ESCANDALIZAR a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize” (I Coríntios 8.9-13)

 

 

6.      Estou em dúvida? Não devo fazê-lo!

 

PRECISO TER A CONVICÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NAQUILO QUE ESTOU FAZENDO

 

“As vossas convicções pessoais são assunto de fé, entre vós e Deus, e podeis dar-vos por felizes se não tiverdes escrúpulos acerca daquilo que vos é permitido comer. Se não se come carne com a consciência tranquila, não é bom sinal, porque tal procedimento não provém da fé, e o que é feito à parte da fé é pecado”  (Rm 14.22,23)

 

 

 

7.      Terei eu a aprovação final de Deus?

 

PRECISO DAR CONTAS A DEUS DE TODAS AS MINHAS AÇÕES

 

“Pela minha vida, diz o Senhor; que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14.11,12)

 

 

“Podemos sempre provar que estamos certos, mas estará o senhor convencido?”  (Pv 16.2)

 

 

8.      O que os outros pensam é importante?

 

MEU COMPORTAMENTO DEVE EVITAR TODA A APARÊNCIA DO MAL

 

“Abstende-vos de toda aparência do mal” (I Tessalonicenses 5.22)

 

 

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus”  (Efésios 5.15,16).

 

 

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário