segunda-feira, 18 de maio de 2009


A Escolha que Agrada a Deus

(Valdenira Nunes de M. Silva, adaptado de George B. Eager)


Encontrarmos uma pessoa para nos casar não é tão difícil. O difícil é termos sabedoria para escolher aquele que Deus quer que seja nosso marido. E aí, como faremos para não errarmos e seguirmos os passos que agradam ao Senhor?

Vejamos cinco dicas que podem nos ajudar a agirmos corretamente:

1) O casamento deve ser visto sob o ponto de vista bíblico.

2) Aja sabiamente de modo que você seja a pessoa certa para o seu futuro marido.

3) Ore sempre, pedindo a Deus que coloque, diante de você, aquele que vai se tornar, seu futuro marido.

4) Escolha com sabedoria aquele que Deus separou para você.

5) Peça a Deus a Sua bênção sobre o casamento de vocês.

_________________________

1) O CASAMENTO DEVE SER VISTO SOB O PONTO DE VISTA BÍBLICO

Hoje em dia, a moça e o rapaz já se casam pensando que, mais adiante, se o casamento não estiver dando certo, eles, automaticamente, se separam e partem para outra aventura. Este é o pensamento do mundo, não de Deus.

Se você promete algo a alguém ou a Deus, procure cumprir, pois Deus não tem prazer naquilo que prometemos e não cumprimos. Se não estamos interessados em cumprir o que prometemos, então é melhor não prometermos. E isto é válido para os votos do casamento quando você diz que seguirá o seu marido na pobreza ou na riqueza, na saúde ou na doença... e até que a morte os separe.

Não encare o primeiro desentendimento como um forte motivo para o divórcio. Deus não gosta de divórcio. Ele apenas permite por causa do coração duro do homem. Em qualquer casamento existem problemas “mas podem ser vencidos quando tanto o marido como a esposa concordam que estão comprometidos um com o outro por toda a vida.” Nunca deixem chegar às suas cabeças a palavraseparação.

Lembre-se sempre do seguinte: “A mulher foi tomada não da cabeça do homem para estar acima dele, nem dos seus pés para ser pisada por ele, mas do seu lado para ser igual, perto do seu braço para ser protegida, e perto do seu coração para ser amada.”

__________________________________

2) AJA SABIAMENTE DE MODO QUE VOCÊ SEJA A PESSOA CERTA PARA O SEU FUTURO MARIDO

Geralmente, somos nós que procuramos aquele que poderá ser nosso futuro marido. Ele tem que ser um crente, um bom filho, um bom irmão, bom amigo, que ama crianças... e, para nós isto é o bastante. Mas vejamos tudo isto sob outro aspecto. Procurarmos todas estas características no rapaz com quem queremos nos casar é certo mas temos que procurar ser a pessoa certa para nosso futuro marido.

 Siga então os passos seguintes e, certamente, você tornar-se-á a pessoa ideal para ele:

a) Tenha comunhão diária e constante com o Senhor.

Leia a sua Bíblia diariamente para ver o que o Senhor tem para lhe dizer e “ore sem cessar, pois esta é a vontade de Deus...”. Você está sendo fiel à sua igreja? Está procurando usar os seus dons?

 Gálatas 5:22-23 diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Procure se esforçar para ser a pessoa que possui estas características e então, ter um casamento equilibrado e feliz.

b) Aprenda a ser uma pessoa bondosa.

Seja sempre uma pessoa altruísta. Comece, hoje mesmo, a ser boa e paciente dentro do seu próprio lar. Ame os seus pais de todo o seu coração. Obedeça-os mesmo se forem descrentes e dê graças a Deus por tê-los colocado como seus pais. Ame seus irmãos e procure sempre ser amiga e companheira deles. Ame as criancinhas, tenha calma e paciência com elas. Ame os animais, trate-os bem. O rapaz ao vê-la agir assim, a admirará e almejará tê-la como esposa.

c) Mesmo sendo uma pessoa solteira, seja feliz e agradecida a Deus.

Em todos os momentos de sua vida, creia que Deus só quer o melhor para você. Não seja uma pessoa amarga, ansiosa, triste mas uma pessoa equilibrada, feliz e cheia de fé no Senhor.

É natural que você queira se casar mas “se você não aprender a ser feliz como solteiro, não será feliz depois de casado.”

O segredo da felicidade está em suas mãos: conheça o amor de Deus e você será sempre feliz.

Tudo tem seu tempo certo. Espere este tempo colocando sua vida nas mãos do Senhor.

_________________________________________

3) ORE SEMPRE, PEDINDO A DEUS QUE COLOQUE, DIANTE DE VOCÊ, AQUELE QUE VAI SE TORNAR, SEU FUTURO MARIDO

Deleite-se conversando com o Senhor! Se você é crente, deleite-se com o seu Pai do Céu pedindo-Lhe que cuide daquele que vai ser, futuramente, seu marido.

Não se preocupe, pois se seus pais aqui da Terra quer o melhor para você, quanto mais seu Pai Celestial que foi quem a criou, que mandou Seu único Filho morrer no seu lugar e quer o melhor para você!!!

Deus sabe o que vai fazê-la feliz e por isso desde há muito tempo Ele vem cuidando do seu futuro cônjuge mas cabe a você, por causa do seu livre arbítrio, escolher sabiamente aquele que Deus cuidou.

Saiba o seguinte: “A vontade de Deus e o que é melhor para você, são a mesma coisa.”

_______________________________________________

4) ESCOLHA COM SABEDORIA AQUELE QUE DEUS SEPARAROU PARA VOCÊ

. Seja obediente à Palavra de Deus!

“Nunca é a vontade de Deus do crente casar com descrente.” A Bíblia diz que a luz não se une com as trevas, como então alguém pode ter comunhão com uma pessoa que não é filho de Deus?

. Como saber se ele é ou não um crente.

Se no seu coração você tem dúvidas quanto ao rapaz ser ou não um crente, então provavelmente este não deve ser o da sua escolha.

Ore ao Senhor e peça que Ele lhe dê um marido que seja não apenas um crente mas um crente dedicado.

Em Salmos 127:1 a Bíblia diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam.” Cristo tem que ser o centro do seu casamento, Ele tem que ter o devido lugar nas sua vidas e no lar.

. Evite intimidade no seu namoro.

“Satanás oferece experiências que parecem maravilhosas, mas são de pouca duração, e têm resultados prolongados. Deus pede que nos controlemos, e quando obedecemos, Ele nos dá verdadeira satisfação sem qualquer sentimento de culpa.”

. Tenham certeza que se conhecem bem.

Muitas vezes, você pode pensar que conhece o rapaz com quem vai se casar só porque tudo entre vocês vai às mil maravilhas. Um teste muito bom é o casal passar uma semana num acampamento cristão, bem supervisionado mas onde haja fogos, brincadeiras com times, etc. Provavelmente, você terá oportunidade de ver como ele ou ela reage em determinadas situações. Muitas boas e más qualidades aflorarão, virão à tona: egoísmo, impaciência, aborrecimento ou altruísmo, paciência e o pensar só no outro.

Conhecer a pessoa com quem vamos nos casar é muito importante!

Vão juntos aos cultos, pois assim você poderá ver se ele realmente ama ao Senhor, se sua fé é real ou fingida.

. Respeitem-se mutuamente.

Respeitar alguém é o mesmo que valorizá-lo ao máximo. No casamento, o respeito mútuo é de suma importância, por isso uma moça deve procurar um rapaz que a valorize e não que a despreze.

. Não tenha pressa na escolha.

A paixão se não for bem controlada, se não estiver nas mãos de Deus, pode dar origem a um mau casamento.

Se você deixar o Senhor controlar sua vida amorosa, certamente você não terá pressa para se casar mas esperará o tempo certo.

Não noive se não estiver pronta para o casamento. “Um longo período de encontros e um curto noivado é melhor do que o contrário.”

5) PEÇA A DEUS A SUA BÊNÇÃO SOBRE O SEU NOIVADO

Este é o período em que se é mais tentado a fazer o que desagrada a Deus.

Nunca pense que noivado é casamento. O noivado pode a qualquer momento ser desmanchado, portanto não faça nada que futuramente você possa se arrepender.

O sexo antes do casamento pode causar muitos problemas inclusive a diminuição do prazer com seu cônjuge, pois agora nada é mais novidade. Além disso, os sentimentos de culpa, de medo,de vergonha que acompanham a pessoa por ter praticado o sexo antes do casamento, continuam existindo depois de casada. “Você foi ‘programado’ para associar estes maus sentimentos com o ato sexual, e cada vez que o praticar, aqueles sentimentos de culpa, medo e vergonha voltarão a assombrá-lo (la).” Este é o preço que se paga por uns poucos momentos de prazer e desobediência ao Senhor.

Se você é uma pessoa controlada e está sempre se esforçando para fazer a vontade de Deus, certamente terá um casamento feliz. Um dos mais ricos dons de Deus é “um casamento prazeiroso com alguém que se ama profundamente.”

Quando o casal se torna um no casamento, poderá experimentar toda a beleza e pureza que Deus sempre quis para eles.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário